Topo

WhatsApp para Android recebe novos emojis do iOS 10

Novos emojis do WhatsApp seguindo a linha do iOS 10 - Reprodução
Novos emojis do WhatsApp seguindo a linha do iOS 10 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/09/2016 11h16Atualizada em 15/06/2020 22h44

O iOS 10 foi disponibilizado na semana passada para iPhones e iPads. Para não ficar para trás, o WhatsApp lançou na terça-feira (20) uma atualização para Android que traz adaptações dos mais de 70 novos emojis do iOS, incluindo aí as versões com cores de pele diferentes.

A novidade está na versão 2.16.274 para quem usa o sistema operacional do Google —ela pode não aparecer para todos os dispositivos. O app traz de novo mais ícones de pessoas fazendo gestos que denotam dúvida, chateação, cara de detetive, relaxamento, além de casais gays.

O visual dos rostos foi levemente reformulado, ficando um pouco mais tridimensionais (ver imagem acima). Na aba de esportes, há pessoas praticando ciclismo, remo, natação e surfe.

Ainda na trilha da diversidade, foi incluída uma bandeira de arco-íris, símbolo do orgulho de gênero em grupos LGBT.

Também chama a atenção o emoji de pistola de água, substituindo uma arma de fogo. Em agosto isso rendeu uma pequena controvérsia com a MIcrosoft, que fez o caminho contrário da Apple: trocou sua arma de brinquedo por uma de verdade.

Outras mudanças recentes

O WhatsApp tem implementado uma série de mudanças em seu aplicativo nos últimos dias. Talvez para marcar território perante as novidades da concorrência —além do novo iOS 10, que conta com o iMessage, o Google lançou nesta quarta-feira o Allo, seu novo messenger. Além, é claro, da antiga rivalidade do Facebook —dono do WhatsApp— com o Snapchat.

Algumas das novidades recentes do WhatsApp foi acrescentar recursos similares aos do Snapchat, como flash na câmera frontal, zoom em vídeos e stickers nas fotos; trazer esses mesmos stickers e caneta para os vídeos; integração com a assistente Siri para ditar mensagens escritas; e a notificação pessoal em grupos de conversas, que funciona mesmo se este mesmo grupo tiver sido colocado como "mudo" pela pessoa.

No próximo sábado (25), acaba o prazo dado pelo WhatsApp para que o usuário decida se quer rejeitar ou não os novos termos de privacidade —veja aqui como proceder. O app passará a compartilhar mais dados com o Facebook para "melhorar suas experiências com anúncios e produtos" da rede social.