Topo

Esse robô da Disney é capaz de fazer acrobacias melhor do que você

Stickman, robô da Disney capaz de dar piruetas no ar  - Reprodução
Stickman, robô da Disney capaz de dar piruetas no ar Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL Tecnologia

08/06/2018 04h00

A expressão "como um robô" quase sempre é usada em um sentido pejorativo. Se você reage como um robô, é uma pessoa fria. Caso se mexa como um robô, é porque você tem o corpo duro, e por aí vai.

Uma criação recente da Disney, no entanto, quer mudar esse senso comum. E de uma maneira bem ousada: aprendendo acrobacias que muitos seres humanos são incapazes (ou têm medo) de fazer.

VEJA TAMBÉM


Trata-se do Stickman, um robô em escala humana criado pela Disney Research capaz de dar cambalhotas em pleno ar.

Quando falamos "escala humana", no entanto, não entenda que se trata de um robô humanóide. Na verdade, o Stickman (cujo nome poderia ser traduzido para "homem palito") é uma barra com duas articulações, que simulam o quadril e o joelho dos seres humanos.

As piruetas das quais ele é capaz é fruto da atuação de sensores, como o inercial e um trio de lasers. Em conjunto, eles são capazes de dar uma consciência situacional ao robô, permitindo que ele "saiba" a que altura está e em qual posição.

A ideia ao criar o Stickman, na verdade, é criar meios de robôs alcançarem lugares que são inatingíveis aos seres humanos ou, ainda, se manterem inteiros após quedas de grandes alturas.

Por ora, o Stickman ainda é um fruto de pesquisa e não tem uma aplicação prática definida.