UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Proteja seu micro > Guia Rápido > Windows XP com SP2
Guia rápido > Windows XP com SP2
Terceira etapa: Noções básicas sobre o Firewall do Windows

O Firewall do Windows, anteriormente conhecido como Firewall de Conexão com a Internet ou ICF, é uma barreira protetora que monitora e restringe as informações passadas entre o seu computador e uma rede ou a Internet. Isso fornece uma defesa contra pessoas que podem tentar acessar seu computador de fora do Firewall do Windows sem a sua permissão.

Se você estiver executando o Windows XP Service Pack 2 (SP2), o Firewall do Windows será ativado por padrão. No entanto, alguns fabricantes de computadores e administradores de rede podem desativá-lo.

Para abrir o Firewall do Windows

  1. Clique em Iniciar e, em seguida, em Painel de Controle.
  2. No painel de controle, clique em Central de Segurança do Windows.
  3. Agora clique em Firewall do Windows.
Central de Segurança
Central de Segurança

Observação: Não é necessário usar o Firewall do Windows -você pode instalar e executar qualquer outro escolhido. Avalie os recursos de outros programas e decida qual deles melhor atende às suas necessidades. Se você optar por instalar e executar outro software, desative o Firewall do Windows.


Como funciona o Firewall do Windows

Quando alguém na Internet ou em uma rede tenta se conectar ao seu computador, essa tentativa é chamada "pedido não solicitado". Quando o computador recebe um pedido não solicitado, o Firewall do Windows bloqueia a conexão. Se você executar um programa como o de mensagens instantâneas ou um jogo em rede com vários participantes que precise receber informações da Internet ou da rede, o firewall perguntará se você deseja bloquear ou desbloquear (permitir) a conexão. Você deverá ver uma janela semelhante a esta:


Alerta de segurança do firewall
Alerta de segurança do firewall

Se você optar por desbloquear a conexão, o Firewall do Windows criará uma exceção para que o firewall não incomode você quando esse programa precisar receber informações no futuro. Para obter mais informações sobre exceções, consulte a seção Usando a guia Exceções desta página.

Dica: Embora você possa desativar o Firewall do Windows para conexões específicas de rede ou da Internet, esse procedimento aumenta o risco à segurança do seu computador.


O que o Firewall do Windows faz e não faz

Ele faz Ele não faz

Ajuda a bloquear vírus e vermes para que eles não atinjam o seu computador.

Detecta ou desativa vírus e vermes, caso já estejam no computador. Por este motivo, você também deve instalar programa antivírus e mantê-lo atualizado para ajudar a evitar que vírus, vermes e outras ameaças à segurança danifiquem seu computador ou que este seja utilizado para propagar vírus para outros usuários.

Pede sua permissão para bloquear ou desbloquear determinados pedidos de conexão.

Impede que você abra emails com anexos perigosos. Não abra anexos de email de remetentes desconhecidos. Mesmo que você conheça e confie na origem do email, ainda assim deve ter cautela. Se alguém que você conhece lhe enviar um anexo por email, examine atentamente a linha de assunto antes de abri-lo. Se a linha de assunto estiver ininteligível ou não fizer sentido algum, consulte o remetente antes de abrir o email.

Cria um registro (um log de segurança), se você desejar, que registra as tentativas de conexão ao seu computador com êxito ou não. Esse procedimento pode ser útil como uma ferramenta para solução de problemas.

Bloqueia spam ou email não solicitado da sua caixa de entrada. No entanto, alguns programas de email podem ajudá-lo a fazer isso.



Ajuste as configurações do firewall

Se você estiver executando o Windows XP Service Pack 2 (SP2), o novo Firewall do Windows será ativado por padrão. Para ajudar a proteger o computador contra vírus ou ameaças à segurança, é recomendável manter o Firewall do Windows ativado.

Como um firewall restringe a comunicação entre o seu computador e a Internet, é possível que você precise ajustar as configurações de alguns outros programas que preferem uma conexão aberta. Esses ajustes são chamados "exceções". Para obter mais informações sobre exceções, consulte a seção Usando a guia Exceções deste artigo.

O Firewall do Windows agora tem três configurações: Ativado, Ativado sem exceções e Desativado.

Ativado: O Firewall do Windows é ativado por padrão e em geral você deve deixá-lo assim. Quando você escolhe essa configuração, o Firewall do Windows bloqueia todos pedidos não solicitados de conexão com o seu computador, exceto aqueles de programas ou serviços selecionados na guia Exceções.

Ativado sem exceções: Quando você marca a caixa de seleção Não permitir exceções, o Firewall do Windows bloqueia todos pedidos não solicitados de conexão com o seu computador, inclusive aqueles de programas ou serviços selecionados na guia Exceções. Use essa configuração quando precisar de máxima proteção para o computador, como quando estiver conectado a uma rede pública em um hotel ou aeroporto, ou quando um vírus ou verme perigoso estiver se propagando pela Internet.

Dica: Não é necessário manter a opção "Não permitir exceções" selecionada o tempo todo, pois quando isso ocorre, alguns dos seus programas podem não funcionar corretamente e os serviços a seguir são bloqueados e não aceitam pedidos não solicitados:

.

Compartilhamento de Arquivos e Impressoras

.

Assistência Remota e Área de Trabalho Remota

.

Descoberta de dispositivos de rede

.

Programas e serviços pré-configurados na lista de exceções

.

Itens adicionais que você tenha incluído na lista de exceções

Observação: Quando você seleciona a opção "Não permitir exceções", ainda é possível enviar e receber email, usar um programa de mensagens instantâneas ou exibir a maioria das páginas da Web.

Desativado: Essa configuração desativa o Firewall do Windows. Quando você escolhe essa configuração, o computador fica mais vulnerável a danos causados por invasores ou vírus desconhecidos vindos da Internet. Ela só deve ser usada por usuários avançados para administração do computador ou se este estiver protegido por outro firewall.

Para ajustar as configurações do Firewall do Windows

  1. Clique em Iniciar e, em seguida, em Painel de Controle.
  2. No painel de controle, clique em Central de Segurança do Windows.
  3. Clique em Firewall do Windows.
  4. Na guia Geral faça a sua escolha.
Guia Geral do Firewall do Windows
Guia Geral do Firewall do Windows

Observação: As configurações que você cria quando o computador é membro de um domínio são armazenadas separadamente daquelas criadas quando ele não é membro de um domínio. Esses grupos de configurações separados são denominados perfis.


Usando a guia Exceções

Se você estiver executando o Windows XP Service Pack 2 (SP2) o Firewall do Windows será ativado por padrão. Isso significa que a maioria dos programas não poderá aceitar comunicação não solicitada da Internet a menos que você opte por listar esses programas como exceções.

Como os firewalls restringem a comunicação entre o seu computador e a Internet, é possível que você precise ajustar as configurações de alguns outros programas que preferem uma conexão aberta. Você pode criar uma exceção para esses programas para que eles possam se comunicar através do Firewall do Windows.


Permitindo exceções -os riscos

Toda vez que você permite uma exceção para um programa se comunicar através do Firewall do Windows, o seu computador fica mais vulnerável. Permitir uma exceção é como abrir um furo no firewall. Se houver muitos furos, não haverá muita proteção em seu firewall. Freqüentemente, os hackers utilizam programas para examinar a Internet em busca de computadores com conexões desprotegidas. Se você tiver muitas exceções e portas abertas, o seu computador poderá se tornar vulnerável.

Para ajudar a diminuir os riscos de segurança:

.

Permita uma exceção apenas quando ela for realmente necessária.

.

Nunca permita exceção para um programa que você não conhece.

.

Remova uma exceção quando não precisar mais dela.


Permitindo exceções apesar dos riscos

Às vezes, você deseja que outras pessoas se conectem ao seu computador, apesar do risco - por exemplo, se estiver esperando um arquivo enviado através de um programa de mensagens instantâneas ou se estiver participando de um jogo com vários jogadores na Internet.

Por exemplo, se você estiver trocando mensagens instantâneas com alguém que deseja lhe enviar um arquivo (uma foto, por exemplo), o Firewall do Windows perguntará se você deseja desbloquear a conexão e permitir que a foto chegue ao seu computador. Ou então, se quiser participar de um jogo em rede com vários amigos na Internet, você pode adicionar o jogo como uma exceção para que o firewall permita que as informações relativas ao jogo cheguem ao seu computador.

Para adicionar um programa à lista de exceções

  1. Clique em Iniciar e, em seguida, em Painel de Controle.
  2. No painel de controle, clique em Firewall do Windows.
  3. Na guia Exceções, em Programas e Serviços, marque a caixa de seleção do programa ou serviço a ser permitido e clique em OK.
Guia Exceções do Firewall do Windows
Guia Exceções do Firewall do Windows

Se o programa (ou o serviço) que você deseja permitir não estiver listado

  1. Clique em Adicionar Programa.
  2. Na caixa de diálogo Adicionar um Programa, clique no programa a ser adicionado e, em seguida, clique em OK. O programa será exibido, selecionado, na guia Exceções, em Programas e Serviços.
  3. Clique em OK.

Dica: Se o programa (ou o serviço) que você deseja permitir não estiver listado na caixa de diálogo Adicionar um Programa, clique em Procurar, localize o programa a ser adicionado e clique nele duas vezes. (Geralmente, os programas são armazenados na pasta Arquivos de Programas em seu computador.) O programa será exibido em Programas, na caixa de diálogo Adicionar um Programa.


Como último recurso, abra uma porta

Se mesmo assim o programa não for encontrado, você poderá abrir uma porta. Uma porta permite a passagem de comunicação por um canal específico. Para indicar qual porta deve ser aberta, na guia Exceções, clique em Adicionar Porta. (Quando você abrir uma porta, lembre-se de fechá-la novamente quando terminar de usá-la.)

Adicionar uma exceção é preferível a abrir uma porta porque:

.

É mais fácil.

.

Não é necessário saber qual número de porta deve ser usado.

.

É mais seguro do que abrir uma porta porque o firewall só fica aberto enquanto o programa estiver esperando receber a conexão.


Opções avançadas

Os usuários avançados podem abrir portas para conexões individuais e configurar o escopo dessas conexões a fim de minimizar as oportunidades de conexão ao computador ou à rede por parte de invasores. Para isso, abra o Firewall do Windows, clique na guia Avançado e use as configurações em Configurações de Conexão de Rede.





Voltar