Golpe online usa falso vídeo de resgate de mineiros para roubar dados bancários

Da Redação

  • Reprodução/ESET

    Usuário é levado a baixar um arquivo malicioso do falso vídeo, capaz de roubar logins e senhas

    Usuário é levado a baixar um arquivo malicioso do falso vídeo, capaz de roubar logins e senhas

Cibercriminosos no Brasil estão utilizando como isca um falso vídeo de resgate dos mineiros chilenos para atrair internautas. O golpe rouba dados bancários das pessoas e usa mensagens em português para espalhar o malware, conforme informações da ESET, empresa de segurança.

O resgate dos mineiros chilenos atraiu a atenção de cibercriminosos em todo mundo, disseminando uma  série de malwares. Na variante brasileira, o usuário é levado a baixar um arquivo malicioso do falso vídeo que, uma vez instalado no computador, é capaz de captar logins e senhas quando o internauta acessa contas bancárias.

O e-mail traz o título “Resgate de mineiros no Chile – tragédia inesperada, veja vídeo” e apenas um link no corpo da mensagem, que contém um cavalo de troia, programa espião capaz de roubar dados confidenciais do computador.

Para evitar a contaminação do computador, o usuário deve evitar clicar em links em mensagens suspeitas e sempre manter um software de segurança instalado e atualizado em sua máquina.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos