Hacker que invadiu e-mail de Sarah Palin cumpre prisão nos Estados Unidos

Da Redação

  • Josh Anderson/Reuters

    Sarah Palin, ex-governadora do Alasca e ex-candidata a vice-presidente nos EUA

    Sarah Palin, ex-governadora do Alasca e ex-candidata a vice-presidente nos EUA

O jovem que conseguiu acessar ilegalmente em 2008 a conta de e-mail de Sarah Palin, ex-governadora do Alasca e candidata derrotada à vice-presidência dos Estados Unidos, começou a cumprir uma pena de um ano de detenção numa prisão federal no Kentucky. As informações são da “BBC”.

A prisão do hacker Mike Kernell contrariou a recomendação do juiz do caso, Thomas Phillips, que sentenciou o jovem a uma pena de 366 dias numa casa de recuperação, em novembro do ano passado. Para o juiz, a pena era “uma restrição suficiente à liberdade do réu”.

Segundo a BBC, após intervenção de oficiais do governo norte-americano, Kernell foi levado a uma prisão federal em 10 de janeiro, a 480 km de distância do local de sua residência.

“O juiz pode determinar a prisão ou liberdade condicional do réu, mas no caso da prisão é o Estado que tem o poder de decidir qual a natureza da detenção”, explica o professor Robert Weisberg, diretor do centro de justiça criminal da Universidade de Stanford, consultado pela BBC.

Entenda o caso

Durante a campanha presidencial nos Estados Unidos em 2008, Mark Kernell, usando o apelido “Rubico”, acessou uma conta pessoal no Yahoo da então candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin.

O jovem, filho de um político democrata no Tennessee, publicou no Wikileaks detalhes de e-mails, a lista de contatos e fotos da família da candidata. Familiares e amigos de Sarah receberam centenas de ligações e e-mails depois do vazamento das informações na internet.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos