Um tanto travado, Nokia 5800 tem interface fácil de usar e auto-falantes potentes

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia

  • Divulgação

    Com fone de ouvido de fio curto, Nokia 5800 permite até 16 GB de capacidade de armazenamento

O primeiro contato com o Nokia 5800 é como se fosse o décimo ou centésimo - ele é tão simples de usar quando o Nokia 5530 e muito mais descomplicado que o Sony Ericsson W508. A interface bastante intuitiva e o excelente touchscreen levam o usuário onde quer que ele deseje. No caso, para o player de música. Uma vez lá, as canções ficam organizadas em artistas, álbuns, títulos. Com um comando - via dedão ou caneta stylus - rapidamente o arquivo escolhido é executado (clique na foto ao lado para ver mais imagens do aparelho).

Sem o fone, as caixas de som reproduzem com perfeição o MP3 pedido. O volume pode ser aumentado completamente e mesmo assim as caixinhas de som dão conta do recado - em uma sala de 50 metros quadrados, a música ecoou de modo a ser ouvida sem problemas e ainda obrigando os presentes a levantar a voz para falar (os auto-falantes são estéreo, integrados, com som surround).

No quesito dia-a-dia, entretanto, é que estão as piores particularidades do 5800. No lado externo, há apenas dois botões - de volume - para controlar os arquivos sonoros. É praticamente impossível comandá-lo dentro do bolso. Aliás, pelas suas configurações padrão, é praticamente impossível levá-lo no bolso da calça: o fone de ouvido que acompanha o aparelho tem um cabo ridiculamente curto: da ponta do lado esquerdo até o pino de encaixe são menos de 60 cm. Na prática, isso quer dizer que, se colocado na orelha esquerda, a extremidade chega mais ou menos ao abdômen do usuário - e dificilmente são encontrado bolsos nesse locais.

A saída é levá-lo no bolso da camisa (e andar sempre de camisa social) ou comprar um fone de ouvido maior (pelo menos, a conexão é a tradicional P2).

Nos demais quesitos, o 5800 se mostra um bom celular - apesar de eventualmente travar alguma operação, que é facilmente “descongelada” quando o usuário prime o botão vermelho. A tela tem 3,2 polegadas e permite ao usuário assistir a filmes na muito boa resolução nHD. A cada comando no touchscreen, o modelo responde com um leve tremor, mostrando que o pedido foi executado. O aparelho tem ainda entrada para cartão microSD, de até 16 GB. Tocando música, ele aguenta boas 32 horas.

Nokia 5800
Site oficial: http://www.nokia.com.br/produtos/celulares/nokia-5800-comeswithmusic
Preço: R$ 979
Pontos positivos: Excelente usabilidade, caixas de som potentes.
Pontos negativos: Fone de ouvido com cabo curto; poucos botões dedicados à musica.

UOL Cursos Online

Todos os cursos