22/06/2011 - 22h18

''Não somos os vilões da história'', diz grupo hacker que reivindica ataques ao governo

JULIANA CARPANEZ E GUILHERME TAGIAROLI||Do UOL Tecnologia
  • Imagem símbolo do grupo hacker Lulz Security (também conhecido como LulzSec)

    Imagem símbolo do grupo hacker Lulz Security (também conhecido como LulzSec)

O UOL Tecnologia conversou na noite desta quarta-feira (22) com um dos brasileiros do grupo que reivindicou os ataques a sites do Governo durante a madrugada. Em entrevista realizada via sistema de bate-papo IRC, um hacker do grupo LulzSec identificado apenas como bile_day explicou o motivo das ações, prometeu novos ataques, insistiu que o grupo derrubou os sites do Governo brasileiro e afirmou que ainda não usaram nem 10% de seus “canhões”. Por fim, disse: “não somos os vilões dessa história. O governo quer que os brasileiros pensem que somos assim, mas não somos”.

Bile_day disse que a ação da madrugada, anunciada pelo perfil @LulzSecBrazil, “derrubou, sim” as páginas do Portal Brasil e da Presidência. Mais cedo, o diretor superintendente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) classificou a ação apenas como uma tentativa de ataque. “Não houve invasão, o que houve foi ataque”, disse Gilberto Paganotto. Ainda segundo ele, nenhum dado contido nos sites ficou exposto, e a ação não causou qualquer tipo de dano.

Após a divulgação no Twitter, o @LulzSecBrazil foi elogiado pelo braço estrangeiro do grupo (o @LulzSec), susposto responsável por grandes ataques internacionais nos últimos dias. Com essa troca de mensagens, ficou claro que o perfil local está realmente ligado ao grupo hacker. Para comprovar que Bile_day era mesmo parte do grupo, o UOL Tecnologia seguiu a mesma lógica: pediu – e recebeu -- uma mensagem no Twitter via perfil do grupo brasileiro.

Confira a seguir os principais trechos da entrevista

UOL Tecnologia: Por que o Brasil tem esse braço do LulzSecurity?

Bile_day: O Brasil é apenas o inicio. Estamos em contato com alguns membros de outros países e em breve estaremos em muitos lugares.

UOL Tecnologia: Você está dedicado só ao LulzSec ou tem uma vida paralela?

Bile_day: Digamos que 50% de nós estamos focados apenas nisso 24 horas por dia. Os outros 50% apenas algumas horas, mas são de grande ajuda para o grupo.

UOL Tecnologia: O Governo falou que a ação desta madrugada foi só um ataque, que não teve invasão e que vocês não derrubaram o site. Você concorda?

Bile_day: O site foi derrubado, sim.

UOL Tecnologia: Eles disseram que ficou fora do ar porque optaram por isso, para evitar que vocês tivessem sucesso. Foi isso mesmo o que aconteceu?

Bile_day: Nossa meta foi, de início, causar impacto ao mirar nossos canhões para eles. Com isso, conseguimos reunir novos membros, que estão trabalhando neste momento para obter informações e divulgar.

UOL Tecnologia: Então agora vocês continuam atacando? Os alvos são os mesmos sites?

Bile_day: Não posso divulgar quais sites estamos trabalhando ou iremos trabalhar. Mas todos serão informados através do Twitter e de nosso site que voltará com mais força. Não foi por causa de uma suspensão de conta [o site do grupo saiu do ar na tarde desta quarta] que vamos parar. E também iremos retaliar o provedor que nos suspendeu [Voico.net].

UOL Tecnologia: Vocês estão tentando esses ataques há muitos dias?

Bile_day: Como eu já disse, o ataque desta madrugada foi apenas um aviso de que estamos aqui e que vamos tornar público tudo o que o Governo esconde.

UOL Tecnologia: O ataque desta madrugada foi feito por meio de computadores zumbis ou por pessoas que apoiam vocês? Ou com os dois recursos ao mesmo tempo?

Bile_day: Como fizemos isso não vou poder dizer, mas temos colaboradores praticamente em todos os estados do Brasil. A respeito do ataque desta madrugada, não usamos nem 10% de nossos canhões.

UOL Tecnologia: Por que os ataques vieram da itália?

Bile_day: Prefiro não responder essa pergunta.

UOL Tecnologia: A Polícia Federal participou de uma reunião com o Serpro para discutir o caso. Vocês não têm medo?

Bile_day: Não temos e não podemos ter medo de tentar a podridão que está encubada no Governo.

UOL Tecnologia: E como vocês vão fazer para mostrar o que chamam de podridão?

Bile_day: Estamos reunindo documentos obtidos nas investidas que fizemos e iremos colocá-los a disposição para que todos os brasileiros vejam e se juntem a nós.

UOL Tecnologia: É uma espécie de Wikileaks?

Bile_day: Não, mas essa é apenas uma de nossas metas.

UOL Tecnologia: Quais as outras?

Bile_day:
Não posso falar agora, pois ainda está em fase inicial. Para não complicar as nossas investidas, somente depois irão saber.

UOL Tecnologia: Qual a mensagem que o grupo quer passar?

Bile_day: Só queria ressaltar que não somos os vilões dessa história. O Governo quer que todos os brasileiros pensem que somos assim, mas não somos.

UOL Tecnologia: E por que vocês não se acham os vilões da história?

Bile_day: Vou lhe responder com outras perguntas: você acha justo pagarmos impostos como pagamos no Brasil? Pagar altas taxas de juros? Ver pessoas morrendo em hospitais públicos, enquanto os governantes passeiam pelo mundo? Acho que não.

UOL Tecnologia: Como você acha que as ações do grupo podem mudar o que acontece no Governo?

Bile_day: Acreditamos que em nossas investidas iremos mobilizar milhares de pessoas no Brasil e fazer com que elas acordem para nossa realidade e tomem alguma atitude. Seja com manifestações, ataques – seja como for, os brasileiros não podem ficar parados diante disso.

UOL Tecnologia: Vocês se acham justiceiros? Os “Robin Hoods” da internet?

Bile_day: Não nos achamos justiceiros, apenas lutamos pelo que achamos certo.