Dicas de Tecnologia

Não entende uma palavra em inglês? Celular pode virar tradutor instantâneo

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

VEJA COMO FUNCIONA A TRADUÇÃO NO NOTE 7

  •  

O recém-lançado Galaxy Note 7 traz a já conhecida caneta S Pen e junto com ela alguns novos recursos como um que traduz palavras em uma interação entre S Pen, câmera traseira e o sistema Android modificado pela Samsung. Com o app de câmera ativo, você aponta a caneta para uma palavra de uma placa em inglês, por exemplo, e uma janelinha mostra o significado (veja aqui).

Essa ferramenta impressiona, mas não é a primeira vez em que a tecnologia móvel serve de tradutora em tempo real. Há algum tempo os aplicativos tradutores da Google, da Microsoft e de outras empresas de software conseguem usar a câmera do celular e do tablet de forma similar. Além de fazer isso por outras formas, como voz, textos e videochat. E isso é possível até mesmo offline.

Veja aqui os cinco aplicativos e soluções mais interessantes do momento para quem quer a ajuda de um tradutor de bolso em uma viagem ou conversa com estrangeiros. É bem verdade que nenhum deles funcionará com 100% de precisão, mas quebram um galho para quem não se sente fluente no idioma estrangeiro.

Divulgação
Divulgação

Google Tradutor (iOS, Android)

Provavelmente o mais conhecido e também o mais poderoso dessa lista. Neste ano o tradutor do Google ficou ainda melhor com o recurso World Lens, que é abrir a câmera e traduzir placas em línguas estrangeiras instantaneamente. É um recurso que ainda precisa se aprimorar --as letras ficam facilmente embaralhadas e com tradução truncada-- mas é promissor. Outra vantagem é o "tocar para traduzir", que deve ser ativado nas configurações. Com ele você copia e traduz mensagens em outros apps como WhatsApp e Facebook Messenger em um botãozinho flutuante. Além disso, ele permite tradução por digitação (são 103 no total!), off-line com download de idiomas (52 idiomas), salva traduções favoritas, tem opção de tradução simultânea em conversas com voz e traduz trechos de textos em menu no navegador (no Android 6.0). Ufa!
Divulgação
Divulgação

Skype (desktop)

Pouca gente notou, mas o Skype para computadores e notebooks traz consigo um tradutor embutido. Como funciona: já logado no programa, você abre uma conversa por mensagens de texto e clica em um ícone de globo. Nesta área chamada "visualização do tradutor", você escolhe a sua língua e a do interlocutor. Daí inicie com esta pessoa uma chamada por voz ou vídeo e falem pausadamente para que cada frase seja traduzida dos dois jeitos: por texto e voz. Infelizmente as versões para celular ainda não contam com este recurso.
Divulgação
Divulgação

Microsoft Translator (iOS, Android, Windows)

Além do recurso do Skype, a Microsoft tem seu próprio app tradutor para as três principais plataformas móveis. Com interface simples, ele é capaz de traduzir por texto, conversas de voz e com câmera. Mas diferente do Google Tradutor, o da Microsoft precisa tirar uma foto primeiro para depois traduzir o que está na imagem --e assim como no app do Google, o recurso ainda é um pouco rudimentar, com a qualidade da tradução dependendo do tamanho e formato das fontes usadas. Ele ainda tem suporte para mais de 50 pacotes de idiomas off-line e compartilha traduções para outros apps.
Divulgação
Divulgação

Speak & Translate (Android)

Este app para Android é um pouco mais simples que os outros acima, além de trazer uma interface bem antiquada. Mas seu recurso de tradução de voz é bem eficiente, usando os mesmos servidores de idiomas do Microsoft. Além disso, ele tem a vantagem de, por ser mais simples, ser também menos pesado ao ocupar memória no seu aparelho. A versão paga é recomendada, por também usar os servidores do Google e ter o "diálogo ao vivo" livre --no gratuito só pode cinco frases por vez.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos