Dicas de Tecnologia

Desconto na multa e sem burocracia: apps do governo podem agilizar sua vida

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

Se tem uma coisa que ninguém aguenta, é a burocracia. E como muitas coisas relacionadas ao governo envolve uma gigante burocracia, o jeito é tentar fugir dela. Uma das formas de fazer isso é baixando aplicativos governamentais. Pode confiar; eles vão agilizar sua vida, dependendo do que você precisa. 

Existem apps de diferentes esferas do Estado. Das prefeituras ao governo federal, você encontra serviços que englobam diversos recursos e você dará um adeus ao longo tempo perdido nas habituais filas.

Veja também: 

Os aplicativos governamentais englobam desde desconto em multas de trânsito a até procura de emprego. Muito melhor ter isso no celular do que correr atrás pessoalmente, né?

Só uma dica: no sistema Android, é bom tomar cuidado com apps falsos de terceiros. Cheque antes quem fez o aplicativo.

Confira abaixo alguns exemplos de aplicativos do governo.

Aplicativos do Governo que podem agilizar sua vida

FGTS

Você não precisa ir a uma agência da Caixa ou esperar chegar a correspondência para saber como está a situação do seu FGTS. Basta baixar o app e ver o extrato do seu FGTS, com os depósitos e afins. É até possível atualizar seu endereço sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa.

Denatran e Detrans

Já imaginou ter desconto no pagamento de multas de trânsito? Pois é isso que o aplicativo do Denatran oferece. Ele já é válido para vários Estados brasileiros e pode ser baixado de graça. No app do Denatran, a notificação ocorre pelo smartphone e o desconto é de 20% se o usuário recorrer ou 40% se pagar sem recorrer. Os Detrans de vários Estados também contam com aplicativos próprios.

Correios

Você não precisa ir até uma agência do Correios para verificar como está a entrega de algo. Os Correios contam com aplicativos que deixam isso na palma da sua mão. A empresa tem o SRO Mobile (rastreia encomendas e notifica o usuário de mudanças de status), o Correios Mobile (envolve várias consultas a serviços dos Correios), o Preço e Prazo dos Correios (realizar cálculos de preço e prazos de entrega), entre outros.

CNH Virtual

Ainda não está disponível para todo o Brasil, mas já temos a CNH Digital entre nós. O aplicativo governamental está em fase de testes para o Estado de Goiás e, com ele, o motorista pode deixar a CNH física em casa. A CNH digital valerá o mesmo que a emitida em papel. Ele deve ser disponibilizado para todo o país em fevereiro.

Transporte público

Se você vai para algum lugar, é bom saber como está a situação antes de qualquer coisa. Isso pode ser feito em algumas cidades por meio de aplicativos. São Paulo tem, por exemplo, apps do Metrô, CPTM e da EMTU. Quem quiser carregar o Bilhete Único também consegue fazer isso em alguns modelos de celular. Os que contam com carro próprio, conseguem comprar zona azul por meio do smartphone.

Meu INSS

Por meio do aplicativo Meu INSS, os cidadãos que usufruem do direito podem fazer consultas e também emitir extratos. É possível ao beneficiário acessar diversas informações, como dados sobre contribuições, empregadores e períodos trabalhados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O app, contudo, não está bem avaliado na Play Store.
Gilberto Marques/Divulgação
Gilberto Marques/Divulgação

SP Serviços, MG App...

Alguns Estados contam com aplicativos que englobam vários serviços do governo. É o caso, por exemplo, do SP Serviços. O aplicativo do Governo do Estado de São Paulo reúne todos os apps governamentais para o usuário buscar o que pode ser feito via celular. Tem Nota Fiscal Paulista, Agendamento do Poupatempo, Detran, Atestado de Antecedentes, serviços de parques e vários outros.

Minas Gerais também conta com um app semelhante chamado MG App, em que o usuário pode achar serviçso da administração pública do Estado. Se quer aplicativos do seu Estado, busque pelo nome do órgão que faz os aplicativos (Prodesp em SP, Procergs no RS, Prodemge em MG e afins).

Imposto de Renda

Os mais antenados já sabem: é possível declarar o imposto de renda pelo celular. A Receita Federal tem aplicativos voltados a diferentes tipos de contribuintes. É ainda possível consultar informações sobre a restituição do IR, além de calcular o imposto mensal e anual dos últimos anos.

Anatel

A Anatel tem dois aplicativos que podem ajudar o consumidor com problemas com operadoras de telefonia. Um deles, chamado Anatel Consumidor, é voltado ao registro de reclamações contra serviços de telecomunicações. Outro app da agência é o "Serviço Móvel", em que você pode descobrir se existe cobertura de sinal na região que você escolher.

Bolsa Família

Quem é beneficiário do programa Bolsa Família também pode usar um aplicativo da Caixa para acessar diversas informações. É possível ver datas de pagamento do benefício, consultar parcelas liberadas e conferir o extrato detalhado. O app ainda envia dicas financeiras e mostra o ponto de atendimento da Caixa mais próximo.

Busca de emprego

Lançado em maio deste ano, o Sine Fácil é um aplicativo do governo que ajuda na busca por um emprego no país. O app do Ministério do Trabalho também oferece informações como benefícios de seguro-desemprego, abono salarial, entre outros.

Procon

A reclamação com alguma empresa pode ser facilitada com o aplicativo do Procon. Vários Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, contam com aplicativos do centro de reclamação de consumidores. No de São Paulo, por exemplo, é possível ver relação de empresas mais reclamadas, consultar direitos do consumidor, checar listas de sites a serem evitados, além de encontrar canais de atendimento.

Tesouro Direto

Se você investe no Tesouro Direto, existe uma maneira fácil de acompanhar como vão seus rendimentos. O aplicativo Tesouro Direto, da Secretaria do Tesouro Nacional, oferece funções como extrato, operações de investimento, resgate de rendimento, entre outras. É só usar a mesma senha utilizada no site do Tesouro Direto.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos