Noite difícil? Estes gadgets podem te ajudar a dormir melhor

Bruna Souza cruz

Do UOL, em São Paulo

Acho que você já ouviu esse papo: usar tecnologias como celular e tablet antes de dormir pode prejudicar nosso sono. É verdade. Mas, se por um lado alguns dispositivos podem te deixar agitado, outros eletrônicos podem fazer exatamente o contrário.

Inibidores de barulho, cama que esquenta os pés, travesseiro que toca música e até sistemas que medem a qualidade do nosso sono e sugerem melhorias são apenas alguns exemplos.

Veja a seguir uma lista especial com inovações para quem quer dormir melhor:

Reprodução
Reprodução

Máscara "terapia do sono"

Para aqueles que demoram para pegar no sono, algumas empresas desenvolveram máscaras inteligentes. Elas trabalham com efeitos luminosos que prometem nos deixar calmos e prontos para dormir.

O dispositivo da empresa Sound Oasis (vendido nos EUA) funciona com luzes azuis, cujo objetivo é te fazer focar e desligar a mente. Você deve olhar fixamente para as luzes do aparelho. A empresa também aconselha a fazer respirações abdominais (aquela respiração que vem da barriga).

A Dreamlight também tem uma máscara do sono. Ainda em fase de arrecadação de fundos via financiamento coletivo, ela (imagem acima) também trabalha com luzes para te ajudar a dormir ou acordar.

Outra característica é que a máscara também pode reproduzir músicas ou sons. Além disso, ela também funcionaria como um tratamento de beleza, já que uma luz infravermelha ajudaria no processo.

"O tratamento infravermelho da Dreamlight impulsiona a circulação sanguínea ao redor dos olhos enquanto você dorme, melhorando a aparência e saúde da pele", explica a empresa.

Já a Philips não criou uma máscara, mas criou uma bandana do sono. A SmartSleep toca sons padronizados que ajudam o cérebro a ficar tranquilo e relaxado.
Reprodução
Reprodução

Camas e travesseiro inteligentes

Dispositivos tecnológicos estão se popularizando nas camas. O colchão inteligente, por exemplo, controla a temperatura a ponto de manter os seus pés bem quentinhos durante a noite.

Além disso, alguns modelos fazem leituras do nosso corpo e se ajustam automaticamente. No caso do colchão 360 Smart Bed, ele identifica uma pessoa roncando e ajusta a parte de cima da cama para que a cabeça mude de posição.

Já o travesseiro tecnológico Soft Sound Pillow desenvolvido pela empresa Brookstone possui dois alto-falantes (um de cada lado) para que o usuário possa escutar sons ou músicas enquanto está deitado sem a necessidade de fones de ouvido. Ele também toca o som da TV.

A empresa Shape Imagem também desenvolveu um travesseiro com alto-falantes, mas ela incluiu sons relaxantes em seu sistema. Ao todo, são 10 sons que vão de batimentos cardíacos até barulho de tempestade.
Reprodução
Reprodução

Fones de ouvido e robô para dormir de conchinha

Sim! Você não leu errado. Previsto para ser lançado neste ano, os fones de ouvido da empresa Bose virão configurados para tocarem sons da natureza e ainda serão capazes de mascarar barulhos externos. Os Sleepbuds identificam os ruídos e os neutraliza com um som de frequência parecida. Será o fim de pessoas acordando por culpa do ronco do parceiro(a)?

O robô Sommox (foto) promete nos ajudar a dormir de outra forma. É só abraçar o dispositivo e relaxar. O aparelho começa a funcionar num ritmo que lembra o da respiração. Com isso, o usuário consegue ir se acalmando. Em seguida, o dispositivo toca sons tranquilos e músicas relaxantes.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Alto-falantes com barulhos gostosos

Alto-falantes portáteis que emitem sons relaxantes costumam apostar em barulho de chuva, oceano, fogueira e floresta. Os dispositivos funcionam à pilha ou bateria e boa parte lembra muito o visual dos assistentes virtuais vendidos no mercado, como Google Home e Echo da Amazon.

Outros conseguem ainda analisar os ruídos ambientes e regular a altura dos sons. No Brasil eles ainda não são fáceis de achar. Mas, caso viaje para o exterior, já sabe...

Um levantamento feito pelo site Business Insider, indicou o dispositivo Sound + Sleep com o melhor do ano passado por sua qualidade e por ter uma variedade maior de sons. Custa US$ 84, cerca de R$ 286, sem impostos.
Getty Images/iStockphoto
Getty Images/iStockphoto

App para todos os gostos e bolsos

Nas lojas de aplicativo do Google e da Apple, há uma infinidade de programas voltados para reproduzir sons tranquilos para nos ajudar a dormir.

Há alguns específicos para o chamado ruído branco, que são aqueles sons que possuem a mesma frequência (barulho de chuva, secador de cabelo, fogueira, etc). Estudos indicam que eles ajudam a manter o foco e a bloquear outros sons que podem nos distrair durante o sono.

Outros são voltados para dicas de meditação, respiração e yoga. A dica é baixar alguns, testar e escolher o seu preferido.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos