Dicas de Tecnologia

Você sabia que tem um antivírus nativo do Android? Saiba como usar

Colaboração para o UOL

  • iStock

O Google Play Protect é um programa do sistema operacional Android que funciona como um antivírus. Desenvolvido pelo Google, ele analisa todos os aplicativos instalados a procura de ameaças capazes de interferir no desempenho do aparelho. Pode ser um vírus atrelado a um app, um malware ou um comportamento estranho. Ao encontrar algo, ele envia um alerta para o usuário.

O rastreamento é feito tanto em apps baixados pela Play Store quanto em APKs (formato de arquivos de apps) baixados fora da loja da empresa. É importante notar que a ferramenta analisa apenas se há apps maliciosos, portanto não se trata de uma solução de antivírus completa.

Para ter acesso ao Google Play Protect, é necessário ter o Android atualizado. Ele, geralmente, é instalado ao atualizar o Google Play Services, presente em todos os dispositivos com o sistema operacional móvel do Google.

Para verificar se foi encontrado algo nocivo ou se o recurso está ativado, basta seguir o tutorial a seguir. Vale lembrar que o passo a passo pode variar dependendo de seu dispositivo. Este foi realizado em celulares Samsung e Motorola. 

Reprodução
Reprodução

1

Toque no ícone de configurações e procure pela opção "Google".
Reprodução
Reprodução

2

Deslize a tela para baixo e toque em "Segurança".
Reprodução
Reprodução

4

Para a verificação automática, basta ativar o interruptor na opção "Verificar ameaças à segurança no dispositivo" -- ele deve ficar verde.
Reprodução
Reprodução

5

E para a verificação de apps não baixados da loja oficial, ative o interruptor de baixo, "Melhorar detecção de aplicativos nocivos". Pronto! Agora você está mais protegido contra ameaças digitais.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos