Topo

Por infringir patentes, corte alemã mantém veto a notificação push de e-mail da Apple

Imagem mostra símbolo da da Apple em loja localizada em Nova York nos Estados Unidos - Mike Segar/Reuters
Imagem mostra símbolo da da Apple em loja localizada em Nova York nos Estados Unidos Imagem: Mike Segar/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 11h39

A corte regional de Mannhein, na Alemanha, confirmou nesta sexta-feira (13) a decisão de bloquear o serviço de notificação push dos serviços iCloud e MobileMe -- ambos utilizados no e-mail -- da Apple no país. A ação foi aberta pela Motorola Mobility alegando que a Apple usava patentes da empresa sem autorização. O tribunal já havia tomado uma decisão neste sentido no fim de fevereiro. As informações são do jornal americano "The Wall Street Journal".

A corte alemã informou que a Apple infringe a patente EP0847654 da Motorola, que diz respeito à sincronização de status. Além disso, a Apple deverá pagar uma quantia, ainda não especificada, pelo uso sem autorização da companhia de comunicação móvel americana.

Em fevereiro, a Apple orientou os usuários alemães de como receber notificações de e-mail, de modo que não burlassem a decisão da corte do país. “Os usuários afetados receberão e-mails do iCloud e do serviço MobileMe, mas as mensagens só vão ser baixadas quando o aplicativo de e-mail for aberto. Ou se o dispositivo [iPhone, iPad ou iPod touch] tiver configurado para receber mensagens periodicamente”, diz a nota publicada pela Apple.

De acordo com a Apple, os serviços de notificação push bloqueados em função da ação da Motorola não afetam usuários de desktops, laptops ou que acessam o serviço de e-mail da Apple pela web.

Guerra de patentes
 
Após o Google ter comprado a Motorola Mobility, divisão de dispositivos móveis da Motorola, a empresa passou a entrar com processos relacionados à infração de patentes contra concorrentes. Na época da compra, analistas de mercado  diziam que uma das razões da aquisição é que o Google queria retaliar os processos que Apple e Microsoft moviam contra fabricantes de smartphones Android.
 
Recentemente, a Motorola processou a Apple pelo fato de a empresa utilizar tecnologias que permitem o acesso à internet 3G que não foram licenciadas. O processo fez até que a empresa da maçã removesse alguns modelos de smartphones com a tal tecnologia de sua loja oficial online. Modelos como iPhone 3GS, iPhone 4 e as versões 3G do iPad ficaram “fora do ar” por um tempo. Após algumas horas, a Apple derrubou o veto e voltou a disponibilizar os aparelhos.
 
A Apple também travou várias batalhas contra a Samsung por questão de patentes. A empresa de Steve Jobs acusa a companhia sul-coreana de copiar o iPad com o Galaxy Tab e o iPhone com o smartphones Galaxy S II. (Reuters)