UOL Notícias Tecnologia

24/02/2012 - 18h13 / Atualizada 24/02/2012 - 18h22

Apple desativa sistema de notificação de e-mail na Alemanha por processo da Motorola

Do UOL, em São Paulo
  • Usuários fazem fila para entrar em loja da Apple na Alemanha para comprar o iPad 2

    Usuários fazem fila para entrar em loja da Apple na Alemanha para comprar o iPad 2

Os serviços de notificação de e-mail do iCloud, serviço na nuvem da Apple, foram desativados pela Apple na Alemanha. A razão para o “apagão” do serviço é um processo que a Motorola registrou contra a Apple. Segundo a Motorola, o serviço da empresa da maçã utiliza patentes não licenciadas. A própria Apple notificou os consumidores nesta sexta-feira (24).

“Os usuários afetados receberão e-mails do iCloud e do serviço MobileMe, mas as mensagens só vão ser baixadas quando o aplicativo de e-mail for aberto. Ou se o dispositivo [iPhone, iPad ou iPod touch] tiver configurado para receber mensagens periodicamente”, diz a nota publicada pela Apple.

De acordo com a Apple, os serviços de notificação push bloqueados em função da ação da Motorola não afetam usuários de desktops, laptops ou que acessam o serviço de e-mail da Apple pela web.

A Apple já entrou com o apelo na corte alemã. No entanto, para os usuários acostumados a receber a notificação push (que indica se uma pessoa recebeu um e-mail sem precisar abrir o aplicativo), a companhia indica que configurem a ferramenta de e-mail para verificar novas mensagens em determinado intervalo de tempo.

Guerra de patentes

Após o Google ter comprado a Motorola Mobility, divisão de dispositivos móveis da Motorola, a empresa passou a entrar com processos relacionados à infração de patentes contra concorrentes. Na época da compra, analistas de mercado  diziam que uma das razões da aquisição é que o Google queria retaliar os processos que Apple e Microsoft moviam contra fabricantes de smartphones Android.

Recentemente, a Motorola processou a Apple pelo fato de a empresa utilizar tecnologias que permitem o acesso à internet 3G que não foram licenciadas. O processo fez até que a empresa da maçã removesse alguns modelos de smartphones com a tal tecnologia de sua loja oficial online. Modelos como iPhone 3GS, iPhone 4 e as versões 3G do iPad ficaram “fora do ar” por um tempo. Após algumas horas, a Apple derrubou o veto e voltou a disponibilizar os aparelhos.

A Apple também travou várias batalhas contra a Samsung por questão de patentes. A empresa de Steve Jobs acusa a companhia sul-coreana de copiar o iPad com o Galaxy Tab e o iPhone com o smartphones Galaxy S II. (Reuters)

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host