Topo

Microsoft anuncia início das vendas de smartphones com sistema Windows Phone 8

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, anuncia o início das vendas de celulares com Windows Phone 8 - Kimihiro Hoshino/AFP
Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, anuncia o início das vendas de celulares com Windows Phone 8 Imagem: Kimihiro Hoshino/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/10/2012 16h13Atualizada em 29/10/2012 16h56

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (29) em evento realizado em San Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos, aparelhos com o sistema Windows Phone 8, uma atualização do sistema da Microsoft para smartphones. Os aparelhos começam a chegar no mercado europeu e nos Estados Unidos a partir de novembro. 

Os primeiros aparelhos a chegarem ao mercado europeu e americano com o sistema para smartphone da Microsoft são o Samsung Ativ S, Nokia Lumia 820 e Lumia 920 , e os HTC 8X e 8S. A maioria dos telefones já tinha sido anunciado pelas fabricantes de forma individual. No Brasil, até o momento, apenas a Nokia garantiu que lançará o Lumia 820 e 920 no primeiro trimestre de 2013.

O Windows Phone 8 é a segunda grande atualização do sistema para smartphones da companhia. A partir dele, a plataforma, além de ter novos tamanhos de blocos dinâmicos, suportará aparelhos com processador de múltiplos núcleos – antes, havia apenas opções com processador de um núcleo.

Logo, quem tem um smartphone com o sistema da Microsoft na versão 7.5 não conseguirá atualizar para a nova versão do telefone. A companhia lançará (ainda sem data prevista) uma atualização do sistema chamada 7.8, mas apenas com alguns recursos.

“Queremos reinventar o smartphone. Construir um aparelho que seja único para cada um”, disse Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, durante a apresentação.

Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da Microsoft, ressaltou que o Windows Phone tem uma proposta diferente dos concorrentes. “Nos últimos tempos, a maioria dos aparelhos produzidos foi feito baseado no iPhone. Aí depois veio o Android, que praticamente copiou o sistema iOS. O Windows Phone é voltado às pessoas e para isso criamos nossa própria interface”, disse o executivo.

Além disso, Belfiore apresentou novos recursos do sistema operacional para smartphones da Microsoft. Veja abaixo os principais:

Novos recursos

Para ajudar no controle de consumo de dados, a Microsoft incluiu um aplicativo chamado Data Sense ao Windows Phone 8. Inicialmente disponível apenas na operadora Verizon (Estados Unidos), o programa utiliza um sistema que gerencia o plano de dados e ainda aperfeiçoa a navegação, compactando as páginas acessadas por meio do navegador. “Com o Data Sense, o usuário consegue navegar 45% mais na web comparado com outros smartphones no mesmo plano de dados”, comentou Belfiore, da Microsoft.

Kids Corner é um espaço separado no sistema Windows Phone 8 voltado para as crianças que querem utilizar o aparelho dos pais. Com isso, os responsáveis podem habilitar alguns aplicativos (como jogos ou tocadores de música) para os filhos, sem correrem o risco de, por exemplo, ter algum documento ou contato apagado.

O People Hub (aplicativo que reúne todos os contatos do usuário do telefone) ganhou novos recursos. Agora, é possível criar “rooms” (salas, em tradução literal), que funcionam como grupos de contatos. Dessa forma, é possível criar, por exemplo, uma “room” com contatos de família e compartilhar conteúdos específicos com os membros desse grupo.

Conforme anunciado em junho, o Windows Phone 8 tem grande integração com o sistema operacional Windows 8. O processo todo será feito via SkyDrive, serviço na nuvem da Microsoft. Segundo a empresa, ao tirar uma foto no telefone, ela automaticamente vai, em alta definição, para o serviço na nuvem e é disponibilizada no computador. “Não tem problema se você perder seu smartphone. Todos os seus dados estarão no SkyDrive”, disse o executivo da empresa. O serviço disponibiliza 7 GB de armazenamento gratuitamente. 

 

Aplicativos

A companhia aproveitou também para apresentar novos números de sua loja de aplicativos para Windows Phone. Eles anunciaram que há 120 mil opções de programas disponíveis para download. De acordo com a Microsoft, na loja de aplicativos, eles já têm 46 dos 50 aplicativos mais baixados em plataformas concorrentes (Android e iOS).