UOL Testa: Celulares

Galaxy S4 propõe nova forma de usar smartphones e exige 'treino' do usuário

Juliana Carpanez

Do UOL, em Nova York (EUA)*

O smartphone Galaxy S4, apresentado pela nesta quinta-feira (14) pela Samsung, tem tela maior, processador mais robusto, câmera de resolução mais alta e espessura menor que seu antecessor, o Galaxy SIII. Apesar disso, o destaque da novidade não vai para o hardware e sim para recursos que, segundo o fabricante, fazem o aparelho se integrar à forma como as pessoas usam seus telefones celulares hoje em dia.

Por se tratar de uma nova forma de interagir com o smartphone, esses recursos podem exigir algum "treino" – nada que uma consulta ao manual de instruções e o tempo de uso não resolvam. Em um breve contato com o aparelho, logo após sua apresentação em Nova York, a reportagem do UOL Tecnologia "apanhou" um pouco até conseguir executar algumas das funcionalidades anunciadas.

Galaxy S4 pode ser controlado sem que o usuário toque a tela

Seu hardware oferece uma boa experiência de uso: o aparelho é leve, fácil de operar com uma só mão e responde rapidamente aos comandos. Já o software, aliado a sensores, vai muito além daquilo que é oferecido pelo sistema operacional Android. Com isso, a Samsung pretende se destacar de outros fabricantes que rodam o sistema operacional do Google, oferecendo recursos exclusivos para seu aparelho.

  • O Galaxy S4 possui 7,9 mm de espessura

O Galaxy S4 tem tela de 5 polegadas Full HD, processador de quatro ou oito núcleos (dependendo da região onde será comercializado), sistema operacional Android 4.2.2 (Jelly Bean), câmeras de 13 e 2 megapixels, conexão 3G ou 4G, 7,9 mm de espessura e 130 gramas.

Ele chega ao Brasil no final de abril com preço sugerido de R$ 2.399 para a versão apenas com tecnologia 3G e R$ 2.499 com tecnologia 4G.

Sem contato

Entre as novidades está a tecnologia Air  View, com a qual o usuário realiza tarefas sem encostar na tela – basta aproximar a mão e fazer o movimento correto, para que o celular responda. Ao posicionar o dedo sobre uma imagem em miniatura, é possível vê-la em tamanho maior. Quando se faz o mesmo sobre o título de um e-mail, visualiza-se o começo da mensagem. E dá também para "folhear" um álbum de fotos para frente e para trás sem qualquer contato.

Esse recurso com jeitão de ficção científica de fato funciona. Mas não é em uma primeira tentativa que se entende o tipo de movimento ideal para cada comando. Neste caso, vale o sistema de tentativa e erro até pegar o jeito.

Dá também para interagir com o aparelho usando movimentos: os textos "rolam" para cima e para baixo, dependendo da inclinação do celular. Essa tecnologia, chamada Smart Scroll, exige que o usuário esteja olhando para a tela - caso contrário, o comando não funciona. A novidade é um avanço em relação ao Smart Stay, disponível no SIII, que não desliga a tela enquanto o usuário estiver olhando para ela.

A chamada Smart Pause segue essa mesma linha e pausa um vídeo quando identificar que o usuário não está olhando para o aparelho.
Essas funcionalidades podem parecer frescura,  mas são detalhes que fazem a diferença no estágio avançado no qual se encontram os smartphones top de linha. Atualmente, a maioria deles cumpre muito bem o seu papel. Por isso, ganha aquele que realmente facilitar e enriquecer a vida do usuário.

Câmera

Outra possibilidade é a de usar duas câmeras simultaneamente (Dual Camera), fazendo com que o "fotógrafo" apareça na foto ou vídeo que ele mesmo registrou. O apresentador do evento brincou, dizendo que agora os pais também aparecerão nas fotos de seus filhos: como eles geralmente são os responsáveis pelos registros, há centenas de fotos da criança com a mãe e apenas duas com o pai.

  • Foto sendo reproduzida na tela do Samsung Galaxy S4

Nas fotos com a Dual Camera, o fotógrafo é inserido na imagem principal em um quadradinho, que pode ser redimensionado e reposicionado. Fica claro que a pessoa não está no mesmo cenário, e essa imagem "extra" pode receber diferentes molduras. 

Em um recurso no qual o manual de instruções é muito bem-vindo, a câmera permite apagar uma pessoa que se "intrometeu" na foto (adeus, photobomb). Também dá para gravar um arquivo de som e associá-lo à foto. Outra alternativa, de um modo chamado Drama, é criar uma imagem que reúna diversas poses da mesma pessoa ou objeto. 

Comunicação

O Galaxy S4 vem com o S Translate, recurso que consegue traduzir frases em nove línguas: francês, alemão, inglês (americano e britânico), italiano, chinês, japonês, coreano e, a grande novidade, em português (brasileiro). A frase original e a tradução podem ser feitas em formatos de voz ou texto.

Na prática, o recurso pode ajudar um turista perdido, que literalmente fala com o telefone, para que o aparelho traduza a frase em tempo real. Quando vier a resposta, o smartphone faz o caminho contrário e devolve a informação na língua do turista. Dá também para traduzir e-mails e mensagens de texto escritas em outras línguas.

É preciso estar conectado à internet para traduzir frases específicas, mas há alternativas já programadas (para pedir ajuda no aeroporto, por exemplo), que dispensam conexão com a rede.

  • Reprodução

    JK Shin, presidente da Samsung, apresenta o Galaxy S4 durante evento em Nova York

Hardware

O principal destaque de hardware fica com o processador Exynos 5 octa-core (de oito núcleos) – em alguns mercados, será comercializado o modelo com Snapdragon S4 Pro, de quatro núcleos.

  Galaxy SIII Galaxy S4
Tela 4,8 polegadas (306 ppi) 5 polegadas (441 ppi)
Processador Quad-core de 1,4 GHz Octa-core de 1,4 GHz ou Quad-core de 1,9 GHz
Peso 133 g 130 g
Câmera traseira 8 megapixels 13 megapixels
Câmera frontal 1,9 megapixel 2 megapixels
Armazenamento 16/32/64 GB 16/32/64 GB
Conectividade Wi-Fi/3G/4G Wi-Fi/3G/4G
Sistema Android 4.1.2 Android 4.2.2

O processador de oito núcleos  apresentado em janeiro deste ano é muito bem-vindo numa época em que os usuários exigem cada vez mais de seus telefones celulares, realizando diversas tarefas ao mesmo tempo. Trata-se do primeiro smartphone a chegar ao mercado com essa tecnologia.

O aparelho também ganhou uma bateria mais duradoura que seu antecessor, de 2.600 mAh, que é removível.

Durante a apresentação, foi destacada a conexão 4G, que pode alcançar até 100 Mbps (megabits por segundo) para download e 50 Mbps para upload. Essa velocidade não depende apenas do hardware, mas também da disponibilidade da rede (o Huawei Ascend P2 promete até 150 Mbps, mas nos testes em uma rede tradicional ele não passou de 2 Mbps

Rivalidade

  • 6641
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2013/03/14/o-galaxy-s4-faz-a-samsung-ficar-um-passo-a-frente-da-apple-no-mercado-de-smartphones.js

As características do S4 colocam a empresa sul-coreana à frente da Apple, sua principal concorrente no setor de smartphones top de linha. Isso porque o iPhone 5 concorre diretamente com o agora "ultrapassado" Galaxy SIII – há rumores de que a empresa de Steve Jobs apresentará uma nova versão do aparelho em meados deste ano, para aí sim bater de frente com o S4.

Enquanto isso não acontece, os holofotes estão todos voltados à novidade da Samsung. Seguindo um "roteiro" que há anos envolve os lançamentos da Apple, a apresentação do Galaxy S4 foi antecedida de muitos rumores, apostas e expectativas – mais do que em qualquer outro lançamento da marca.

Houve incentivo da parte da fabricante, que criou vídeos antecipando a apresentação e também divulgou foto com apenas uma parte do aparelho, aguçando a curiosidade. Em Nova York, a famosa área da Times Square exibia painéis anunciando a chegada de um novo produto da Samsung. Já a  apresentação oficial teve direito a teatro profissional com cenário caprichado para simular o uso dos novos recursos.

  • Divulgação do Galaxy S4 feita pela Samsung na Times Square, em Nova York (EUA)

Em 2012, segundo a consultoria IDC, a Samsung ultrapassou pela primeira vez a Apple no mercado de smartphones. A sul-coreana fechou o ano com 29% do setor, contra 21,8% da concorrente (no ano anterior, os valores eram 22,5% e 23%, respectivamente). Na sequência aparecem Huawei (4,9%), Sony (4,5%) e ZTE (4,3%).

*A jornalista viajou a convite da Samsung

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos