Apple "copia" concorrência ao apresentar recursos do novo iOS 10

Do UOL, em São Paulo

  • Tony Avelar/AP

A Apple anunciou em sua conferência anual para desenvolvedores (WWDC), realizada nesta segunda-feira (13), nos Estados Unidos, uma série de recursos para o iOS 10, a nova edição do sistema operacional dos iPhones e iPads, a ser disponibilizada para dowload entre setembro e novembro deste ano.

Veja alguns dos principais recursos apresentados --nem tão novos assim:

1. Reconhecimento de fotos

 Assim como o Google Photos já faz há algum tempo, com o iOS 10, os iPhones e iPads passaram a contar com um sistema de reconhecimento que identifica o conteúdo de suas fotos para organizar os conteúdos e até criar pequenos filmes com as memórias.

2. Digitação com contexto

A inteligência artificial também será incorporada nos teclados dos dispositivos com iOS 10. Com o recurso chamado de QuickType, o teclado é capaz de identificar automaticamente o assunto de uma conversa e sugerir respostas inteligentes baseadas na sua localização geográfica ou mesmo a partir da sua agenda. Por exemplo, quando você digitar algo como "estou disponível em," o tempo livre em seu calendário aparece como uma opção. 

3. Digitação Multilíngue

O novo teclado do iPhone também é inteligente o suficiente para reconhecer digitação multilíngue. Segundo a Apple, a atualização possibilitará que o usuário digite em duas línguas ao mesmo tempo sem ter de alternar entre teclados.

4. Siri mais esperta

Se antes a Siri só funcionava com os serviços da Apple, a partir do iOS 10, a assistente virtual passa a atuar de maneira inteligente também em aplicativos de terceiros, o que inclui o WhatsApp. Isso a Google também anunciou antes, com o Google Now on Tap.

5. Interação das chamadas com outros apps

Um dos poucos recursos inovadores do iOS 10 é a integração do aplicativo de chamadas com outros apps de mensagens –tais como o Messenger e o WhatsApp. A atualização possibilita a realização de chamadas via internet pelo discador principal do aparelho, bem como a unificação dos identificadores das chamadas. 

6. Nova tela de bloqueio

Com o iOS 10, a tela de desbloqueio do iPhone ganha nova cara mais clean, mas com funcionalidades extras graças ao Touch 3D --tecnologia que reconhece a força do toque na tela, disponível nos iPhones 6S e 6S Plus. A mudança viabilizará a exibição de detalhes das notificações, sem a necessidade de desbloquear o aparelho, bem como o acesso à câmera (deslizando o dedo para a esquerda) e aos widgets --previsão do tempo e compromissos do calendário, por exemplo (deslizando o dedo para a direita).

7. Palavras transformadas em emoji

O iOS 10 traz algumas atualizações para o aplicativo de mensagens iMessage --exclusivo para donos de iPhone--, que inclui a chamada "Emojify", tecnologia que transforma palavras em emojis.

8. Recursos do Snapchat no iMessage

O iMessage também ganhou alguns recursos que o tornam parecido com o Snapchat. A partir do iOS 10, a plataforma será compatível com animações, bem como efeitos visuais a serem aplicados em fotos e filmes. A Apple chegou a anunciar ainda o iMessage Apps, para incentivar os desenvolvedores a criarem animações, figuras e recursos para o aplicativo similar ao JibJab, que traz figuras animadas que podem ser personalizadas com os rostos de seus amigos. 

9. Recados de voz viram texto

O iOS 10 será capaz de transformar os recados deixados na secretária eletrônica em textos. Uma boa para os brasileiros, que, no geral, são obrigados a pagar para ter acesso às mensagens de voz recebidas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos