Página checa quais são os celulares Galaxy Note 7 propensos a explodir

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Samsung

    Página do recall de segurança do Galaxy Note 7, onde é possível saber se o celular está com problema que o leva a explodir

    Página do recall de segurança do Galaxy Note 7, onde é possível saber se o celular está com problema que o leva a explodir

Com o anúncio da quinta-feira (15) de que haverá um recall dos Galaxy Note 7 devido a sérios perigos de combustão e queimaduras, a fabricante do smartphone, a Samsung, lançou uma página com instruções sobre o retorno dos aparelhos nos EUA.

As principais instruções da empresa por meio do Programa de Intercâmbio Note 7 são as seguintes:

  • Trocar o seu atual dispositivo Galaxy Note 7 por um novo Galaxy Note 7 aprovado pela CPSC (Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA) disponíveis o mais tardar em 21 de setembro de 2016; ou
  • Trocar o seu atual Galaxy Note 7 por um Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge e substituir quaisquer acessórios específicos do Note 7 por um reembolso na diferença de preço entre esses aparelhos;
  • Contato com o local da compra para obter um reembolso.

Clientes que trocarem um dispositivo Note 7 também receberão US$ 25 em cartão de presente, ou em crédito na loja, ou em crédito na loja de acessórios ou em pagamento de conta nas operadoras telefônicas selecionadas.

A questão das células da bateria se aplica apenas ao Galaxy Note 7 vendidos nos EUA antes de 15 de setembro de 2016.

Mas para quem comprou um Galaxy Note 7 e está inseguro sobre o que fazer com ele, a principal ferramenta do site do recall é verificar, por meio do número IMEI --Identificação Internacional de Equipamento Móvel, um número que identifica cada exemplar de smartphone já fabricado-- se o aparelho faz parte de um lote associado com o tal defeito.

No caso do Note 7, para encontrar o IMEI, vá para "Aplicativos > Configurações > Sobre o telefone ou Gerenciamento Geral > Status > informações IMEI ou número de série" ou verifique a parte de trás do telefone. Daí é só digitar o IMEI ou número de série do espaço em branco (ver imagem acima).

Um truque para descobrir o IMEI não divulgado pela Samsung, mas que também funciona em qualquer celular, é digitar *#06# no discador do app de telefone.

Em um vídeo divulgado na quinta-feira, o presidente e chefe de operações da Samsung nos EUA, Tim Baxter, confirmou que o lote de novos Galaxy Note 7 que irão substituir os antigos estará disponível nos Estados Unidos até a próxima quarta-feira, 21 de setembro.

Reprodução/Reddit
Galaxy Note 7, da Samsung, queimado após supostamente ter explodido

Os incidentes do Note 7

O número de incidentes envolvendo explosões do Galaxy Note 7 aumentou nos últimos dias. Alguns casos recentes com incêndios causados pelo aparelho aconteceram nos EUA. Em Horry County, Carolina do Sul, o bombeiro Wesley Hartzog colocou um Note 7 para carregar dentro da garagem. Ele saiu de casa e quando voltou, encontrou a garagem em chamas. Em outro caso, um jipe pegou fogo em St. Petersburg, Flórida por causa do smartphone.

A companhia aérea australiana Qantas já proíbe que o smartphone seja carregado no avião, e a FAA  aconselha os passageiros a não ligar nem carregar esses dispositivos a bordo de aeronaves, e não os colocar em bagagens despachadas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos