Topo

Se a conexão do celular não ajuda, o Facebook vai procurar Wi-Fi para você

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 12h18

O app do Facebook para iOS incluiu um recurso novo e experimental, que por enquanto está disponível só para alguns usuários. Nele, o "Encontrar Redes Wi-Fi" vai localizar a conexão sem fio aberta mais próxima de você.

O UOL atualizou o aplicativo em um iPhone e já encontrou o recurso. Veja como fazer:

Facebook buscador de Wi-Fi - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

1) Atualize o aplicativo do Facebook para iOS

2) Entre no app e clique nas configurações —ícone de três barras no canto inferior direito da tela.

3) Vá na opção "Encontrar Redes Wi-Fi". Atenção: caso tenha feito os passos anteriores e não tenha encontrado, é possível que o recurso ainda não esteja disponível para você.

4) Aparecerá uma tela nova apresentando o recurso. Clique em "Ativar o recurso Encontrar Redes Wi-Fi".

5) Aparecerá um mapa da região (caso você esteja com o GPS do iPhone ativado) com os pontos de wi-fi gratuitos (indicados em rosa)

O recurso, ainda indisponível para Android, é mais uma forma de manter os usuários conectados no Facebook, pois pode ser útil para quem estiver com problemas para usar o 3G ou 4G —algo infelizmente comum no Brasil.

No entanto, é bom lembrar que redes Wi-Fi públicas costumam ser bem mais inseguras que aquelas bloqueadas por senha. Recente pesquisa mostrou, por exemplo, que uma em quatro redes Wi-Fi abertas das áreas dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro neste ano era insegura.

Usuários conectados a essas redes podem acreditar que estão protegidos, quando na realidade a rede pode ser comprometida e o criminoso pode fazer diferentes tipos de ataques para manipular o tráfego e os dados do usuário que estiver conectado.

Usar Wi-Fi público de São Paulo vira caça ao tesouro

UOL Notícias