Topo

Qual celular tem a tela mais frágil? Assistências técnicas opinam

Telas de celulares irritam consumidores pela fragilidade - iStock
Telas de celulares irritam consumidores pela fragilidade Imagem: iStock

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

22/06/2017 04h00

Pode-se dizer que uma das maiores frustrações dos tempos modernos são as telas de celulares. Basta uma queda no chão para seu bolso sofrer com reparos indesejados ou até a necessidade de troca por um novo aparelho. Mas qual será o smartphone com a tela mais frágil?

O UOL Tecnologia consultou algumas assistências técnicas de São Paulo para saber a opinião delas sobre as telas de celulares que chegam para reparos. E a verdade é que poucas marcas conseguem escapar do rótulo das telas frágeis e o usuário muitas vezes tem que recorrer a capas ou películas para se sentir mais seguro.

Nenhuma marca escapa?

A sensação de que o problema é geral entre as marcas ficou clara na opinião de assistências técnicas --o UOL pediu para elas "esquecerem" quais modelos mais chegam para reparos (normalmente os mais vendidos). Mesmo assim a Samsung, que mais vende aparelhos no Brasil, teve suas telas bastante questionadas.

“A tecnologia é muito boa, a tela é maravilhosa, mas a Samsung usa componentes bem fracos. Quando você abre, você vê as decisões da parte de engenharia de localização dos componentes. O design por fora é muito bonito, mas por dentro é feio”, diz Fernando Melo, da Futuro Smart, citando os modelos da Linha J-- também uma das mais vendidas --com bastante procura por consertos de tela.

A linha J, a mais baratinha da Samsung, também foi criticada por Arnaldo Marinho, da Conserta Smart. Segundo o representante da assistência, a tela fica “mais exposta” nos smartphones da linha. Mas não foi só a Samsung que recebeu críticas. As assistências também citam outras marcas com celulares com telas bem frágeis em sua composição. Uma delas é a Motorola.

“Da Motorola tem o Moto X Play que não é tão frágil, mas aí saiu o G4 e o G5, que são frágeis”, cita Fernando Melo. “Foram lançados Motorolas agora falando que é praticamente inquebrável. A tela é muito resistente, mas a solda não é. Por questões ambientais, alguns países diminuíram chumbo. Não adianta ter uma tela resistente, mas quebrar o Wi-Fi na pancada, por exemplo”, diz Edmilson Silva.

Já na opinião de Arnaldo Marinho o celular mais frágil que apareceu na Conserta Smart é o Moto X 2ª geração. Em nota ao UOL, a Motorola afirmou que faz uma série de testes de design e utiliza um tipo de vidro mais resistente do que o normal, mas que isso não impede que ele quebre ou estilhace ao cair em superfícies como o asfalto. A empresa ainda lembra que lançou o Moto X Force no final de 2015, com “tela que não trinca nem estilhaça”. 

O modelo Z3 da Sony foi citado ainda pela Futuro Smart como um dos mais frágeis do mercado pela composição, com relatos de quebra por causa de pressão no bolso. A Sony afirma que se preocupa em fornecer os mais altos padrões de qualidade e pede que problemas com smartphones sejam direcionados à central de atendimento para as causas serem investigadas.

A Apple não foi citada espontaneamente por nenhuma das assistências em termos de tela ou composição frágeis, mas os smartphones da companhia também sofrem com o problema. O iPhone 7 Plus testado pelo UOL no ano passado, por exemplo, sofreu uma rachadura em uma simples queda durante o uso.

Conserto de aparelhos Samsung é o mais caro

As assistências técnicas consultadas pelo UOL Tecnologia foram ainda unânimes em citar a Samsung como tendo o conserto mais caro de tela. Contudo, deram diferentes explicações para isso.

Na opinião de Edmilson Silva, da Rede Multi Assistência, a questão envolve a oferta e demanda do mercado. Mas para Fernando Melo é por causa da tecnologia Amoled e finura da tela – e o conserto chega a 95% do preço do smartphone, enquanto o valor fica em 10% para aparelhos Apple.

Já Arnaldo Marinho argumenta que a Samsung oferece telas mais caras para assistências do que os preços praticados nas assistências oficiais da marca. Ele cita que o preço cobrado para consertar uma tela da Samsung na Conserta Smart sai na média entre R$ 600 e R$ 700. 

A Samsung não quis comentar sobre os preços de reparos de telas. Em nota ao UOL, disse que “todos os seus produtos passam por rigorosos testes de qualidade e que trabalha constantemente no aprimoramento de seus produtos e serviços para oferecer sempre a melhor tecnologia aos seus consumidores”.

Proteções adiantam?

Os problemas de celulares com telas frágeis fazem as empresas cada vez mais promoverem proteções e resistências na tela. Mas não se engane: elas não são tudo isso. Películas de vidro, por sua vez, podem ser uma boa alternativa.

“Até ajuda a película de vidro, faz a tela aguentar mais. Mas não garante muito. Já Gorilla Glass (proteção de tela usada em marcas como Samsung, Asus e outras) foi feito para não riscar com facilidade, não que a tela é inquebrável”, explica Edmilson Silva.

A Samsung lançou recentemente o Galaxy S8 com o Gorilla Glass 5, versão mais recente da proteção que impede arranhões na tela. Isso não bastou para o smartphone ter um arranhão com menos de uma semana de nossos testes. O S8 ainda foi considerado um dos smartphones mais frágeis em testes mundo afora.