Topo

Adeus, digital: Apple pode adotar reconhecimento facial 3D no iPhone

Imagens mostram como seria o novo iPhone 8 - Reprodução/Computerbild
Imagens mostram como seria o novo iPhone 8 Imagem: Reprodução/Computerbild

Do UOL, em São Paulo

04/07/2017 17h39

O aguardado próximo iPhone pode ganhar uma novidade bem audaciosa da Apple. Segundo rumores divulgados pela mídia internacional, o novo aparelho eliminará o tradicional leitor de digitais e implantará o reconhecimento facial 3D na linha.

A informação surgiu na Bloomberg e cita uma fonte próxima ao novo produto, que muitos chamam de "iPhone 8". De acordo com essa pessoa, a Apple está testando no momento o reconhecimento facial 3D com o objetivo de integrar essa tecnologia no próximo modelo. É possível que o reconhecimento de íris também apareça.

Tanto a tecnologia de reconhecimento facial quanto o reconhecimento de íris estão presentes no Samsung Galaxy S8 - o reconhecimento facial, inclusive, já é tradicional há algum tempo na linha S da companhia sul-coreana. Mas o aparelho rival da Apple ainda dá a possibilidade do leitor de digitais ser usado como desbloqueio - no S8, passou para a traseira, o que rendeu críticas.

A introdução do reconhecimento facial no iPhone pode ser uma solução da marca ao design do novo iPhone. A maioria dos rumores sugere que a Apple prepara uma "tela infinita" para o aparelho -assim como o S8 e o LG G6 já fizeram - com o fim das bordas. Mas a empresa tem tido dificuldades em colocar a tecnologia do leitor de digital no vidro do modelo com o botão home virtual.

As fontes da informação afirmam que os designers da Apple estão focados em aumentar a velocidade do reconhecimento do sensor. Segundo a reportagem, leva apenas "milisegundos" para o modelo ser desbloqueado e ele consegue reconhecer faces até com o celular deitado na mesa.

Há a alegação de que o reconhecimento facial 3D seria mais seguro do que o leitor de digitais por usar mais pontos de dados. Esse, por exemplo, é um problema do Galaxy S8: em nossos testes, conseguimos desbloquear um celular com o reconhecimento facial usando uma fotografia do usuário cadastrado - o scanner do S8 é apenas 2D.

O rumor bate com as informações do design do novo iPhone. As principais informações dão conta que ele terá uma tela cobrindo praticamente toda a parte frontal do iPhone - mais do que o S8 e o LG G6 - e com espaço apenas para câmera e saída de áudio na frente.

A nova edição do iPhone, no ano em que o aparelho completa 10 anos, aparecerá neste segundo semestre. Se seguir o padrão dos últimos anos, a expectativa é que seja apresentado em meados de setembro. Agora é só esperar e ir se animando com os vários boatos sobre o novo modelo.