Designer cria "substituto do celular" para acabar com vício em smartphone

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    Conceito de substituto de celular feito por designer

    Conceito de substituto de celular feito por designer

Os smartphones estão cada vez mais populares e os usuários, cada vez mais viciados. Para tentar combater isso, o designer austríaco Klemens Schillinger resolveu criar o que ele chama de Substitute Phone, um dispositivo que pode ajudar os viciados a lidarem com a ausência do aparelho. E tudo isso sem usar nada muito tecnológico.

O "telefone substituto", o nome do dispositivo em tradução livre, consiste em uma superfície negra de plástico com bolinhas em sua superfície. A ideia das bolinhas é simular as ações comuns em um smartphone, como deslizar, mover ou mesmo o ato de dar zoom.

Veja também: 

"Você está sentado no metrô e pega seu smartphone no primeiro sinal de tédio ou porque a pessoa que está perto de você acabou de receber uma mensagem. Isso te parece familiar?", diz o designer em seu site, sobre a motivação do projeto.

"Esta calma limitação oferecida pelo objeto ajuda os viciados em smartphone a suportar os sintomas da abstinência. O objeto tem uma abordagem terapêutica" afirma Schillinger.

Divulgação
Projeto visa combater vício em smartphones

O designer criou cinco variações do Substitute Phone, imitando os distintos movimentos que um usuário pode fazer ao manusear o telefone. Eles não estão à venda - no site, só existe uma menção de que estarão disponíveis em breve.

Por ora, os itens foram expostos durante uma exposição da semana de design de Viena chamada #Offline - Design for the (Good Old) Real World (#Offline - Design para o Bom e Velho Mundo Real, em tradução livre).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos