Tá chegando! Chrome vai começar a barrar reprodução automática de vídeos

Colaboração para o UOL

  • Reprodução

Em setembro, o Google disse que o seu navegador, o Chrome, em breve ganharia o recurso de barrar a reprodução automática de vídeos. Agora, a promessa está se tornando realidade: uma nova versão de testes do browser já exibe a opção, e o Google promete lançá-la oficialmente em janeiro de 2018.

Para barrar a reprodução automática de vídeos por padrão, pelo menos nessa versão para testes, é necessário acessar a barra de permissões do Chrome 64 e desativar.

VEJA TAMBÉM:

Para quem não conhece, ela é acessível via barra de endereços. Lá, você vai até o lado esquerdo dela e clique sobre "Seguro" (quando o site tiver https) ou na letra i (quando não tiver https). Em seguida, aparecerá um botão "Configurações do site". Por fim, escolha o item Som e o desative.

Se o recurso continuar como está na versão beta, o usuário deverá desativar a reprodução automática em cada um dos sites que quiser aplicar a configuração.

Além da reprodução automática, esta versão do Chrome conta com novos recursos, como uma ferramenta melhorada de bloqueio de pop-up, funcionalidades adicionais de segurança que previnem o redirecionamento automático para sites e suporte a vídeo HDR no Windows 10.

Atualmente o Chrome está na versão 63 e nele já ocorre dois tipos de restrição aos vídeos em autoplay: o vídeo é pausado se for aberto em uma nova aba e só toca quando o usuário entra nela; e a opção "desativar som da guia", que aparece clicando com o botão direito do mouse em cima da aba com o vídeo em questão.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos