Topo

Cacau Show não vai te contratar: 1 milhão já caiu no golpe do WhatsApp

Capturas de tela do golpe no WhatsApp que usa nome da Cacau Show - Reprodução
Capturas de tela do golpe no WhatsApp que usa nome da Cacau Show Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 10h35

Mais de 1 milhão de brasileiros acessaram nas últimas 24 horas um golpe sobre uma suposta seleção de emprego da rede de lojas de chocolates Cacau Show, alerta o laboratório de segurança digital DFNDR Lab.

O objetivo da ameaça é induzir a vítima a dar espontaneamente suas informações pessoais e a disseminação rápida pelos contatos desta vítima.

VEJA TAMBÉM:

Ao clicar no link do truque, que chega pelo WhatsApp, é solicitado que a vítima preencha campos com informações pessoais como nome, e-mail, cidade em que reside, se é maior de 18 anos e a vaga para a qual gostaria de se candidatar.

Dentre as opções de cargos estão vendedor, auxiliar de limpeza, ajudantes de produção, embalador, auxiliar administrativo e jovem aprendiz. O golpe promete vagas na Cacau Show com salários de até R$ 1.502. 

Após preenchimento, a vítima é levada para uma nova página que pede para o usuário compartilhar a história com cinco amigos ou cinco grupos no WhatsApp para que a empresa consiga preencher todas as vagas disponíveis.

VEJA TAMBÉM:

A página ainda alega que, após o compartilhamento, o usuário será redirecionado para o local em que poderá enviar seu currículo.

Para evitar cair neste truque, deve-se tomar a precaução básica: criar o hábito de checar a veracidade de qualquer informação que chega para você no WhatsApp antes de compartilhá-la com seus contatos. Além disso, alguns apps de segurança fazem esse trabalho de verificação de links por você, então instale um dessa categoria o quanto antes no seu celular.