Topo

Juntos, mas separados: como é assistir à Netflix com alguém que está longe

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/03/2018 04h00

Pode ser com o crush, com quem você namora ou um amigo: um dos grandes baratos de usar um serviço de streaming de vídeo como a Netflix é assistir a um filme ou a uma série com alguém por perto. Seja para comentar passagens interessantes, ficar aflito ou, ainda, ter uma mão para segurar em filmes de terror.

Nem sempre, porém, é possível ter alguém disponível para dividir o sofá - ou a cama - enquanto se encara uma maratona de séries ou se explora alguma novidade, por exemplo.

Nesse caso, as soluções mais comuns envolvem ter uma sessão solitária ou, ainda, esperar a sua companhia para usar a plataforma.

O que pouca gente sabe é que, sim, é possível reunir outras pessoas para uma sessão de Netflix mesmo que elas não estejam perto de você. E, para isso, basta ter um computador ou notebook e o navegador Google Chrome.

O que é e como funciona?

Hoje, a opção mais simples para ver conteúdos da Netflix em conjunto com pessoas que não estejam próximas de você é uma extensão para o navegador Chrome chamada Netflix Party.

Ela é extremamente leve e pode ser encontrada na loja de aplicativos do navegador ou, ainda, diretamente pelo site.

Uma vez baixada e instalada (o processo demora alguns segundos) nos computadores de quem participará da sessão, basta abrir algum vídeo da Netflix, clicar no botão vermelho da extensão e, depois, em "Start the Party", conforme mostra a imagem abaixo.

Netflix 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Assim que fizer isso, uma janela de chat surgirá na direita da tela. Sim, uma das funcionalidades mais bacanas do Netflix Party é poder conversar com quem está assistindo junto com você.

Em seguida, basta copiar o link gerado pela ferramenta e mandar para as pessoas que irão assistir junto.

Netflix 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Há a possibilidade de concentrar os comandos do vídeo em uma só pessoa, mas a reprodução em si é sincronizada entre todos os participantes - ainda que haja um atraso mínimo.

Quem recebeu o link precisa apenas abri-lo, clicar no ícone da extensão na barra do Chrome e, depois, em "Start the Party". Pronto, agora você e os demais convidados estão assistindo ao mesmo conteúdo. 

O lado ruim do Netflix Party é que sempre que você for trocar o conteúdo exibido, é preciso realizar o processo de sincronização outra vez - começar uma sessão, enviar o link para as pessoas, abrir o link e iniciar a sessão em cada um dos computadores envolvidos. Além disso, o programa não permite a execução em tela cheia e, claro, exige que todos os participantes sejam assinantes da Netflix.

Testando na prática

Na teoria o Netflix Party era bem interessante, mas como ele se sairia na prática? Para isso, testei a extensão com um amigo.

O primeiro - e provavelmente único - problema surgiu na hora de descobrir os passos citados acima para fazer a extensão funcionar.

Alguns minutos depois, já estávamos assistindo a um capítulo da série "Jessica Jones" juntos - mesmo estando a quilômetros de distância.

Netflix 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O programa permite que qualquer pessoa que esteja na sessão pause a reprodução do conteúdo. Algo especialmente útil para, por exemplo, ir ao banheiro ou ainda atender ao telefone.

Por não reproduzir os vídeos por streaming, o Netflix Party garante a qualidade de imagem das séries e dos filmes disponíveis na plataforma, de acordo com o plano assinado e a conexão dos espectadores.

No final das contas, a experiência foi divertida - o que fica ainda melhor ao se usar o chat - e pode diminuir a solidão na hora de usar a plataforma.

Mesmo assim, o Netflix Party passa longe de ser a ferramenta que pode substituir a presença de outras pessoas no mesmo ambiente na hora de assistir uma série ou um filme. Ainda bem!