De olho na segurança

Steve Wozniak, cofundador da Apple, também pulou fora do Facebook

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

Depois do bilionário Elon Musk e o fundador do WhatsApp, mais um grande nome do universo da tecnologia decidiu abandonar o Facebook. Steve Wozniak, que ajudou a fundar a Apple, aderiu à campanha #deletefacebook depois do escândalo envolvendo o uso indevido de dados de mais de 87 milhões de pessoas

Após mudar e apagar algumas de suas informações pessoais, Wozniak informou que havia desativado sua conta. Ele optou por não excluir o perfil, pois não gostaria que ninguém usasse um nome de usuário igual ao seu.

"Os usuários fornecem todos os detalhes de suas vidas para o Facebook e [...] O Facebook lucra muito com isso. Os lucros são todos baseados nas informações do usuário, mas os usuários não recuperam nenhum dos lucros", escreveu Wozniak em um e-mail enviado ao jornal norte-americano "USA Today".

VEJA TAMBÉM:

Para Wozniak, o Facebook e outras empresas do setor não têm o devido cuidado com a privacidade das informações de seus usuários.

Em uma crítica dura, o fundador da Apple ressaltou que preferia pagar pelo Facebook do que ter suas informações usadas para fins publicitários.

"A Apple lucra com bons produtos, não com você. Como dizem, com o Facebook, você é o produto", acrescentou.

Ao se referir ao fato de nós sermos os produtos, Wozniak argumenta que os usuários que usam serviços gratuitos pela internet acabam pagando por tudo isso ao disponibilizar suas informações pessoais-- que podem ser usadas para inúmeros fins, mas principalmente são usadas para a venda de publicidade direcionada.

"Fiquei surpreso ao ver quantas categorias de anúncios e quantos anunciantes eu tinha de me livrar, um de cada vez. Eu não senti que isso é o que as pessoas querem fazer com eles. Anúncios e spam são coisas ruins hoje em dia e não há controle sobre eles. Ou transparência", afirmou ao jornal.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos