De olho na segurança

Novo golpe no WhatsApp promete recarga de celular gratuita

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

Se você recebeu uma mensagem no WhatsApp com a promessa de uma recarga de celular gratuita, desconfie. Um novo golpe oferecendo créditos de R$ 70 está circulando por aí.

Detectado pela empresa especializada em segurança digital PSafe, a armadilha chegou a impactar mais de 36 mil pessoas nas últimas 48h. A ameaça foi identificada pelo antivírus dfndr security, que impediu que estes usuários fossem afetados.

Veja também: 

Como acontece em boa parte dos golpes atuais, a condição para receber a recarga gratuita é pedir para as pessoas compartilharem o link malicioso com amigos e contatos do WhatsApp. Ao fazer isso, mais e mais pessoas colocam os seus smartphones em risco.

Na tentativa de convencer o usuário que se trata de um prêmio real, o link malicioso acaba exibindo comentários falsos de pessoas que dizem ter recebido a recarga gratuita, com frases como:

  • ?Nunca mais compro crédito, agora só convidando amigos?
  • Consegui de primeira e já fiz várias vezes?
  • ?Obrigado, compartilhei com todos os meus amigos e já ganhei?

Reprodução

Os objetivos mais comuns de fraudes assim são o roubo de informações pessoais dos usuários e/ou o uso dos números de telefone para cadastrá-los indevidamente em serviços de SMS pagos.

Para evitar que este tipo de ataque, é fundamental não clicar em links suspeitos - especialmente com promessas de prêmios ?bons demais para ser verdade?. 

Outra dica dada por especialistas é sempre ter um antivírus instalado e atualizado no dispositivo, que pode detectar a fraude automaticamente.

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos