WhatsApp

Mensagem no WhatsApp com camiseta de graça da seleção brasileira é golpe

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

A Copa do Mundo está logo aí e um novo golpe no WhatsApp tem usado o tema e animação dos torcedores para enganar usuários.

Prometendo camisetas oficiais da seleção brasileira da Nike, o texto que tem circulado pelo serviço de mensagens exibe um link que não tem nenhuma ligação com o site oficial da marca.

Veja também

Ao abrir o endereço, surge uma página que induz os usuários a responderem perguntas para ganhar a nova camiseta da seleção brasileira.

Ao final, a mensagem ainda pede que os usuários compartilhem a falsa promoção com outros usuários do WhatsApp. Só que a camiseta nunca chega.

Reprodução
Golpe induz usuários a responderem perguntas para ganhar falsa camiseta

Até o momento, não temos informações de quantas pessoas foram atingidas pela fraude. Mas nos últimos dois dias, recebi mensagens parecidas de quatro grupos de WhatsApp diferentes. O que indica que o golpe pode se espalhar rapidamente.

Em uma das mensagens, aparecia o texto: "Patrocinadores da Seleção Brasileira comemoram 22 anos de apoio ao time e está dando grátis camisetas oficiais da copa do mundo por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha".

A outra dizia: "Nike comemora 22 anos vestindo a Seleção Brasileira e está dando grátis camisetas oficiais da copa do mundo por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha".

Reprodução

Observe que as frases têm erros de acentuação e concordância. Logo, são os primeiros indícios de que a mensagem pode ser falsa.

Golpes como o de agora podem ser usados para cadastrar o número dos celulares em serviços de SMS pagos. Com isso, o crédito de celular da vítima ou a conta de telefone podem ser impactados.

Segundo Camilo Gutierrez, chefe do laboratório da empresa de segurança online ESET da América Latina, o resultado pode ser diferente dependendo do dispositivo usado. Além do cadastro em serviços pagos, o golpe pode ainda instalar extensões no navegador e começar a roubar informações da vítima. 

Para evitar problemas assim, desconfie sempre de mensagens que prometem coisas gratuitas e não clique nos links compartilhados por aí. 

Antes de qualquer coisa, confira se o site oficial da empresa citada na mensagem fala sobre a possível promoção. Se não encontrar nada, provavelmente se trata de uma tentativa de fraude. 

Utilizar antivírus e outras soluções de segurança também é fundamental. 

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos