Topo

Quer desconto? Uber planeja cobrar menos de quem esperar um pouco mais

Uber testa ferramenta que deixa usuário pagar menos se pedir corrida mais tarde - Reprodução
Uber testa ferramenta que deixa usuário pagar menos se pedir corrida mais tarde Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 16h49

A Uber está testando uma nova ferramenta que pode cair no gosto de muita gente: desconto em corridas. Mas não estamos falando de nenhum cupom.

Em breve, pode ser que baste você ter paciência de esperar um pouco mais pelo motorista para pagar menos na viagem.

O novo recurso foi notado pelo site Quartz a partir de um tweet de um funcionário da Uber – após a repercussão, o post foi deletado da rede social. Na imagem da tela do aplicativo, havia uma mensagem que dizia: “preços estão mais baixos às 17h. Se você concordar em sair mais tarde, vamos requisitar sua corrida às 17h por um preço mais baixo”.

Veja também: 

Vale citar que a imagem do print mostra que o horário da solicitação era às 16h56 – ou seja, por uma espera de quatro minutos, o usuário pode ganhar um bom desconto. A partir dessa mensagem, a Uber oferece duas opções:

- “Requisitar agora: chegar no destino entre 18h05 e 18h31 – US$ 10,18”
- “Requisitar às 17h: chegar no destino entre 18h09 e 18h34 – US$ 8,15”

O desconto pela espera ligeiramente maior, então, poderia chegar a cerca de 25%.

Segundo o Quartz, o aplicativo confirmou que a funcionalidade tem sido testada entre funcionários da Uber em San Francisco e Los Angeles.

“Preço é a principal razão que passageiros escolhem corridas compartilhadas e nós estamos internamente experimentando uma maneira de economizar dinheiro em troca de uma espera maior”, apontou uma porta-voz da empresa.

A Uber já tem no app a contestada tarifa dinâmica – há alguns anos, a companhia informava ao usuário o quão mais alto está o valor da corrida, mas atualmente apenas informa a previsão do valor sem expor o aumento da tarifa.

Não há uma previsão de quando esse desconto para o usuário se ele aceitar esperar mais pelo motorista será disponibilizada a todos os usuários - isso se passar pelos testes da companhia.