Topo

Da arma à salada: quais emojis mudaram após polêmica e pressão popular

Emojis não são imutáveis: veja casos de mudanças recentes - Getty Images/iStockphoto
Emojis não são imutáveis: veja casos de mudanças recentes Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 04h00

Assim como outras línguas, a linguagem universal e tecnológica dos emojis não é imutável. Os desenhos que usamos em nossos celulares, redes sociais e aplicativos de mensagens passaram por mudanças recentes devido a polêmicas e pressão popular. E, como sempre, as mudanças nem sempre agradaram a todos.

As principais alterações já feitas envolvem três emojis: o de arma, o de hambúrguer e, mais recentemente, o de salada.

Veja também: 

Mas por que esses emojis mudaram, e qual a razão das polêmicas?

Arma virou de brinquedo

Evolução do emoji de arma - Reprodução - Reprodução
Evolução do emoji de arma
Imagem: Reprodução

O emoji original de arma mostrava um revólver de fogo comum, mas foi mudado pelas empresas nos últimos anos. A pioneira em realizar a mudança foi a Apple em 2016, mas nos últimos anos todas as grandes companhias e redes sociais já modificaram o desenho.

A mudança do design não foi abertamente revelada pela empresas, mas podemos imaginar as razões. A principal é a grande influência dos Estados Unidos sobre as plataformas - por lá, protestos pedem com cada vez mais veemência a proibição da comercialização de armas de fogo a cidadãos comuns.

Nenhuma companhia, em meio a isso, quer ficar contra a opinião pública. Os Estados Unidos, recorrentemente afetados por tiroteios em massa, são mais brandos à comercialização de armas de fogo. Provavelmente por causa disso surgiu a intenção de mudar o emoji para algo mais inocente e menos mortal. Quem é pró-arma, claro, não gosta da ideia.

Hambúrguer e cerveja do Google

Burger emoji - Reprodução - Reprodução
Antigo emoji de hambúrguer do Google foi criticado
Imagem: Reprodução

Foi uma grande polêmica iniciada nas redes sociais que fez o Google, com muito bom humor, mudar seu emoji de hambúrguer no fim de 2017: afinal, onde deveria ser colocado o queijo no lanche?

A internet percebeu que a empresa de tecnologia havia feito um erro grotesco: o queijo estava logo abaixo da carne e acima do pão. Você com certeza nunca viu um hambúrguer assim.

O caso gerou uma brincadeira do CEO da empresa, Sundar Pichai, que disse que “largaria tudo para resolver a questão”. Um mês depois do início da polêmica, o emoji do hambúrguer passou a colocar o queijo logo acima da carne, como qualquer pessoa normal come. Menos mal.

O emoji de cerveja também foi modificado depois de críticas dos internautas. Afinal, a espuma no topo e a cerveja no copo estavam separadas antes da mudança. Não faz sentido, né?

Emoji de cerveja do Google tinha a espuma separada do líquido: não faz sentido - Reprodução - Reprodução
Emoji de cerveja do Google tinha a espuma separada do líquido: não faz sentido
Imagem: Reprodução

Salada sem ovo

Emoji de salada - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Ovo sumiu da salada do Google
Imagem: Reprodução/Twitter

A mais recente mudança do Google envolve o emoji de salada. O ovo, comum a vários tipos de receitas de saladas, foi retirado para agradar veganos que não comem o alimento.

"Tem uma conversa grande sobre inclusão e diversidade no Google, então se você precisa de evidência de como priorizamos eu direciono sua atenção ao emoji de salada. Nós removemos o ovo do Android P Beta 2, fazendo o emoji ser mais inclusivo para saladas veganas", apontou Jennifer Daniel, funcionária do Google.

É claro que a internet se dividiu sobre a mudança. Muitas pessoas, especialmente veganos, adoraram e elogiaram a atitude do Google. Outros, contudo, criticaram a decisão da empresa. Definitivamente é impossível agradar a todos quando se trata de comida.

E aí, tem algum emoji que você acha que deveria ser modificado?