Google

Está difícil achar as fotos no celular? Problema pode estar no Google Fotos

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Descobrimos a causa do seu sofrimento: há um problema sério no Google Fotos

    Descobrimos a causa do seu sofrimento: há um problema sério no Google Fotos

Se você utiliza celulares Android deve estar familiarizado com o Google Fotos. O app ganhou espaço ao longo das versões do sistema operacional, especialmente a partir do Android 5.0, lançado no final de 2014, quando aparelhos com a versão pura do sistema deixaram de ter o aplicativo "Galeria" para visualizar e organizar fotos.

O Google Fotos, na verdade, integra as funções da antiga Galeria com o serviço de armazenamento de fotos na nuvem do Google Drive. A ideia em si é prática, porém algumas opções acabaram ficando um bocado escondidas. Entre elas, a possibilidade de ver fotos do aparelho recebidas via apps como o Whatsapp ou baixadas da internet.

Reprodução

Uma breve "fuçada" no aplicativo e um período de adaptação são suficientes para contornar esse problema.

Alguns usuários, no entanto, têm relatado uma situação bem mais complicada: um problema do aplicativo estaria fazendo com que imagens de pastas que não sejam a de fotografias da câmera estariam desaparecendo.

No fórum de ajuda do Google, o tema é abordado em diversas publicações sobre "álbuns (Facebook, Instagram, Whatsapp, prints) que sumiram do Google Fotos". A pergunta que não quer calar: "Como faço para que as fotos voltem a aparecer?

Para saber se esse é um problema isolado ou, de fato, é algo mais sério, UOL Tecnologia entrou em contato com o Google.

Sim, há um problema

Por meio de sua assessoria de comunicação, o Google confirmou a existência do problema no app, além de afirmar que "está trabalhando para resolver isso".

A boa notícia é que, apesar de sumir com as imagens no Google Fotos, o problema não significa que elas foram apagadas do seu smartphone.

Isso ocorre porque, de alguma maneira, é criado um arquivo chamado ".nomedia" dentro de pastas que armazenam imagens recebidas via Whatsapp, Facebook, baixadas etc.

Esse arquivo nada mais é que uma espécie de sinalizador: se o Google Fotos detecta que ele existe dentro de uma pasta, ele simplesmente ignora todo o conteúdo desta pasta. Esse é um recurso usado para evitar que determinadas pastas apareçam na galeria do app.

A má notícia é que o Google não tem uma solução oficial para o problema.

A empresa, no entanto, recomenda uma série de procedimentos caso você note que o Google Fotos não esteja mostrando imagens que você tem certeza que estão em seu aparelho.

Vá até as permissões do app

Lá, é preciso ter certeza que o acesso ao armazenamento do sistema. Para isso, um dos caminhos possíveis é acessar "Configurações", "Apps e notificações" e encontrar o aplicativo "Fotos" na lista que aparece.

Reprodução

Em seguida, clique em "Permissões" e confirme se o acesso ao armazenamento está ativado.

Reprodução

Depois de fazer isso, acesse o app "Arquivos" e, lá, vá até a pasta de fotos cujo conteúdo que não está aparecendo no aplicativo Fotos.

Reprodução

É bastante provável que nessa pasta existe um arquivo ".nomedia". Para descobrir isso, use a busca do próprio app e, uma vez que o arquivo seja encontrado, basta apagá-lo.

Essa mesma busca pode ser repetida no diretório geral de fotos.

O próximo passo envolve limpar os dados do app Fotos. Para isso, abra novamente "Apps e notificações" dentro de "Sistema", escolha o app "Fotos" e, depois, clique em "Armazenamento".

Reprodução

Lá, escolha "Limpar armazenamento" para "reiniciar" o app.

Por fim, desligue e ligue o seu celular. Ao menos enquanto o Google não apresenta uma solução oficial, é provável que esse extenso método paliativo dê conta do recado.

Os recursos mais incríveis anunciados pela Google

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos