Precisando de mais espaço? Veja dicas para liberar a memória do seu iPhone

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

  • Leszek Kobusinski/Getty

    Modelos com 16 GB podem dar uma dor de cabeça grande para seus donos

    Modelos com 16 GB podem dar uma dor de cabeça grande para seus donos

Fotos com os amigos, vídeos divertidos, uma infinidade de memes e GIFs. Tudo isso junto e misturado ocupando a memória do seu celular. Tem gente que nem liga e não pensa que um dia esse espaço todo pode chegar ao fim. Mas, infelizmente existe um limite para todos os aparelhos.

Um celular sem espaço pode resultar até em problemas de atualização do sistema operacional e aplicativos. A boa notícia para quem usa um celular com o Android é que a maioria dos modelos permite o uso de um cartão de memória.

Só que isso não é possível com o iPhone. Por conta disso, resolvemos separar algumas dicas bem práticas para você não sofrer com a temida mensagem dizendo que seu iPhone não tem mais espaço.

Veja também 

Desinstale os aplicativos que você não utiliza muito

Com a atualização do sistema operacional para a versão iOS 11, a limpeza do iPhone ficou um pouco mais fácil. A Apple tornou o processo bem mais prático e intuitivo.

Vá nos "Ajustes" e selecione a opção "Geral". Em seguida, abra o "Armazenamento do iPhone".

Observe que a tela exibe detalhadamente o quanto de memória está sendo usado em seu celular.

UOL

Se você utiliza o WhatsApp, Facebook e outras redes sociais, provavelmente elas aparecerão como as que mais consomem a memória do aparelho.

O que você pode fazer em seguida é entrar nos aplicativos que você não utiliza muito e começar a desinstalá-los. Isso vai liberar o espaço usado por eles, mas os dados permanecem salvos. Por isso, se eles forem reinstalados, os dados serão restaurados.

Reprodução

O interessante é que em alguns programas nativos da própria Apple aparecem algumas opções mais detalhadas. Então, é possível apagar de uma forma simples os dados de navegação do Safari, por exemplo.

Já os aplicativos que você tiver certeza que não vai mais usar, é só selecionar a opção "Apagar App".

Limpar as mensagens antigas

Muita gente desconhece, mas é possível liberar o espaço do iPhone apagando as mensagens mais antigas enviadas e recebidas no celular.

Para isso, é só ir no "Ajustes" e procurar o item "Mensagens"

Em seguida, selecione a opção "Manter Mensagens"

Nela, você pode configurar o sistema para que ele delete automaticamente as mensagens enviadas e recebidas a cada "30 dias", "um ano" ou "para sempre".

UOL

Armazenamento de fotos

Na parte de configurações do celular, existe um item que serve para otimizar as fotos salvas no iPhone.

Quando o sistema detecta que há pouco espaço, as fotos e vídeos em alta resolução são substituídos automaticamente por versões com menos tamanho se o recurso estiver ativado.

Caso queira, é só ir no "Ajustes" -> "Fotos" ->  "Otimizar no iPhone".

UOL

Fotos e vídeos na nuvem

Se você não sentir a necessidade de manter suas fotos e vídeos dentro do celular, você pode enviá-los para a nuvem. Dá para fazer isso usando o próprio iCloud. 

Vá em "Ajustes" -> "Fotos" e habilite o item "Fototeca do iCloud".

O recurso permite que você visualize todo o conteúdo usando qualquer dispositivo da Apple. Aí, você pode liberar o espaço do seu celular.

Outra opção é você baixar o Google Fotos e enviar suas fotos para lá.

E é sempre bom lembrar: de tempos em tempos faça uma limpeza nos arquivos recebidos no WhatsApp. O serviço é um dos grandes vilões e consomem muito espaço dos aparelhos.  

Getty Images

#DicasDeTec: quer aprender mais truques para tirar o melhor proveito do seu celular?

Confira nossa página

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos