Ranking traz os celulares que mais emitem radiação; chineses lideram
Gabriel Francisco Ribeiro
Do UOL, em São Paulo
-
Getty Images/iStockphoto
Ainda não são claros os efeitos da radiação de celulares na nossa saúde
Celulares fazem parte da nossa rotina diária e estamos próximos a eles quase 24 horas por dia. Em meio a isso, há um debate grande sobre que possíveis problemas a radiação emitida por essa tecnologia pode nos causar. Mas quais seriam os aparelhos com mais radiação emitida? Um site resolveu fazer um ranking para dar essa resposta.
Antes de tudo, é bom dar um aviso: autoridades da saúde ainda não deram um veredicto sobre os potenciais danos de smartphones ao corpo humano. Por ser uma tecnologia relativamente recente e que constantemente tem mudado, muitos estudos ainda são feitos para determinar os perigos à nossa sociedade.
Veja também:
- Afinal, a radiação dos celulares faz mal? Estudo traz novas respostas
- Por que a internet discada fazia aquele barulho ao se conectar?
- 7 motivos para você sair do grupo da família no WhatsApp - e 1 para ficar
Um dos estudos mais recentes sobre impactos de celulares em nossa saúde concluiu que o tipo de radiação emitida por um telefone celular não deve ser motivo de alarme. – seria uma radiação de radiofrequência muito baixa, semelhante à encontrada em sinais de TV e Rádio.
Sendo assim, essa radiação “não ionizante” não seria radioativa ou de raios-x e, por isso, não causaria danos ao DNA. Antigamente, estudos ligavam o celular a certos tumores cerebrais. Já outros estudos ligam o uso dos aparelhos a ondas cerebrais afetadas, causando até efeitos adversos na memória.
Se a ciência ainda se decide sobre impactos dos aparelhos na saúde, o site Statista, especialista em estatísticas, compilou um ranking com os smartphones que mais emitem radiação. Os dados são do Escritório Federal Alemão para a Proteção de Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz), que possui uma grande base de dados sobre o assunto de aparelhos novos e antigos.
No ranking dos 15 celulares que mais emitem radiação, a maioria dos aparelhos é de companhias chinesas que têm se popularizado pelo alto poder dos aparelhos por um preço mais baixo do que as principais do mercado. Mas a lista também conta com companhias famosas e que vendem no Brasil, como a Apple e Sony.
Os números medidos no resultado são de watts por quilo. A radiação da análise foi detectada durante ligações, com o aparelh na orelha do usuário. Veja o ranking:
15º - ZTE AZON 7 mini – 1,29
14º - Xiaomi Redmi Note 5 – 1,29
13º - Apple iPhone 8 – 1,32
12º - OnePlus 6 – 1,33
11º - Sony Xperia XZ1 Compact – 1,36
10º - Apple iPhone 7 – 1,38
9º - Huawei P9 lite – 1,38
8º - OnePlus 5 – 1,39
7º - Huawei Nova Plus – 1,41
6º - Huawei P9 – 1,43
5º - Huawei GX8 – 1,44
4º - Huawei P9 Plus – 1,48
3º - Huawei Mate 9 – 1,64
2º - One Plus 5T – 1,68
1º - Xiaomi Mi A1 – 1,75
Foram considerados celulares lançados até 8 de agosto das seguintes marcas: Apple, Blackberry, Google, HTC, Huawei, LG, Motorola, OnePlus, Samsung, Sony, Xiaomi e ZTE.
Não há um guia universal de um nível seguro de radiação emitida por um celular. No entanto, a certificação alemã de solidariedade ambiental é dada para aparelhos que tenham uma taxa menor que 0,60 watts por quilo.
Receba notícias pelo Facebook Messenger
Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.