Topo

Chrome fica mais "limpinho" e rápido, ocupando só metade da sua memória

Nova versão 69 do Chrome - Divulgação
Nova versão 69 do Chrome Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 14h00

O Chrome surgiu na versão beta em 2 de setembro de 2008, mas só dois dias depois a Google liberou oficialmente aquele que viria a ser o navegador de internet mais usado do mundo, com cerca de 60% do total de usuários. E para celebrar os 10 anos do Chrome, trouxe uma série de novidades nesta terça (4).

Segundo os desenvolvedores, as mudanças da versão 69 focam principalmente no visual e na produtividade, especialmente para você que usa bastante o Chrome no trabalho, abre um monte de abas e com isso deve passar por alguns travamentos de vez em quando.

VEJA TAMBÉM

Por isso a melhor notícia é que o programa melhorou em desempenho em todas as plataformas. Para Android, conseguiram uma redução média de 10% da memória RAM. "Nas piores situações de uso, a versão para Mac teve a ocupação de memória RAM reduzida pela metade", disse ao UOL Darin Fisher, vice-presidente de engenharia do Chrome.

O visual do navegador está mais limpo e arredondado, com base no conceito "Material Design" que a Google tem usado em todos os seus produtos. A versão para iPhone foi o que mais mudou, ganhando botões de navegação no pé da tela.

A versão para Windows ficou bastante limpa também, com as fontes mais claras e as abas mais quadradinhas, o que ajuda a ganhar espaço (e lemba também o Safari da Apple).

O campo para digitar a URL --que no Chrome é chamada de omnibox-- ficou mais esperto, dando sugestões com uma resposta curta sobre o que você procura, como "tempo em São Paulo" e dizer os graus logo abaixo. É algo que o site do Google já fazia, mas agora o Chrome faz também.

Em vez de criar uma aba com uma URL que você já digitou anteriormente durante os últimos minutos de uso, ele vai sugerir que o site já foi carregado antes em uma das várias abas que foram abertas por você antes, e que você só precisa voltar lá em vez de abrir tudo de novo.

Há também um programa gerenciador de senhas dentro do Chrome, que vai sugerir senhas fortes e administrá-las para você, assim como fazem os aplicativos gerenciadores de senhas.

Em uma nova aba --aquela com o fundo branco e a busca do Googleao centro -- agora é possível personalizar o plano de fundo de com uma imagem de sua preferência.

E por fim, mas não menos importante, o famoso jogo do dinossauro que aparece quando você fica sem internet vai ganhar chapéu, bolo e bexigas!

Confira os recursos mais incríveis para o novo Android

UOL Notícias