Topo

Balança mas não cai: sabia que sacudir o iPhone desfaz seus erros?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

08/09/2018 13h33

Descuidados de plantão ou vítimas ocasionais de acidentes têm um melhor amigo na hora de desfazer algum equívoco no computador: é o comando Control + Z em PCs que rodam Windows ou o Comand + Z do Mac. No mundo dos celulares, no entanto, voltar atrás é quase impossível. Os iPhones, porém, possuem um recurso bastante útil e amplamente esquecido para isso: é o Agitar para Desfazer.

Como ele vem ativado de fábrica, basta balançar o aparelho. A partir daí, surge uma caixa de texto na tela perguntando se você quer desfazer ou manter a ação. É bom lembrar que esse recurso funciona apenas para desfazer enganos em textos, como trechos importantes apagados sem querer. Por isso, dá para balançar o iPhone quando apagar alguma coisa no WhatsApp, Facebook, Instagram e em outros apps como os de email.

VEJA TAMBÉM:

Não se preocupe se você é daqueles que costumam balançar muito o celular e fica irritado porque basta um tremelique para a caixa de texto surgir na sua tela. Dá para suspender o recurso. Vá a Ajustes > Geral > Acessibilidade > Agitar para Desfazer e desative essa opção.

O recurso não é tão popular entre os donos de iPhones ainda que já esteja no iOS desde 2009. Apesar de não ter mudado muito desde então no smartphone, a ferramenta ganhou um aperfeiçoamento nos iPads. O iOS 11 permitiu que os usuários do tablet usem setas para escolher o que desfazer ou refazer.

Para aqueles que gostam, aí vai uma boa notícia: o Agitar para Desfazer estará presente no iOS 12, que deve ser liberado nos próximos dias.