Topo

Bombas nos EUA: Twitter foi avisado sobre ameaça de suspeito e não fez nada

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

28/10/2018 11h55

Pacotes com explosivos foram enviados nesta semana a políticos e apoiadores do Partido Democrata nos Estados Unidos. O suspeito, filiado ao Partido Republicano e simpatizante de Donald Trump, foi preso na sexta-feira (26). Dias antes, porém, o mesmo homem havia ameaçado a vida de críticos do presidente norte-americano pelo Twitter, e a rede social não fez nada. Agora, ela pede desculpa e diz estar “investigando o que aconteceu”.

O suspeito de enviar 13 pacotes explosivos é Cesar Sayoc, de 56 anos, que tem um longo histórico de crimes. O Departamento de Defesa dos EUA chegou a Savoc a partir de resquícios do seu DNA e de suas impressões digitais deixados em um dos envelopes.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o “New York Times”, Sayoc frequentava grupos de direita nas redes sociais utilizando um perfil com o nome "Cesar Altieri Randazzo" e participou de comícios de Donald Trump em 2016.

Sayoc disparou ameaças por meio de um desses perfis no Twitter. Uma delas foi endereça a Rochelle Ritchie, ex-secretária de imprensa do Congresso dos EUA.
“Então você gosta de fazer ameaças (...) Nós a veremos em breve. Abrace seus entes queridos bem forte todas as vezes que sair de casa”, escreveu o homem. Ritchie fez em 11 de outubro uma denúncia ao Twitter, que julgou não haver violações a suas políticas contra comportamento abusivo na mensagem.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/chamada-pagina-de-seguranca-1533128904275.vm’)

Após o Departamento de Justiça dos EUA revelar a identidade do suspeito pelos atentados, Ritchie recorreu ao Twitter para revelar o caso:

Hey, Twitter, lembra quando eu reportei o cara que estava fazendo ameaças depois da minha aparição na Fox News, e vocês me mandaram uma resposta idiota sobre como vocês não acharam isso sério. Bem, acontece que esse é o cara que tem mandado bombas para políticos

Ela não foi a única a ser ameaçada via Twitter pelo suspeito. A lista de pessoas que foram importunadas por ele inclui Joe Biden, ex-vice-presidente dos EUA; Sarah Jeong, repórter do “New York Times”; o ator Jim Carrey; e Nicholas Negroponte, fundador do MIT Media Lab, um importante laboratório de pesquisa norte-americano.

Após o descuido do Twitter vir à tona, a rede social se manifestou para pedir desculpas:

Nós cometemos um erro quando Rochelle Ritchie nos alertou primeiro das ameaças feitas contra ela. O tuíte claramente viola nossas regras e deveria ter sido removido. Nós pedimos desculpas por esse erro

E também afirmou que apura o que pode ter provocado o equívoco:

Nós estamos investigando o que aconteceu e continuaremos a trabalhar para melhorar a forma como lidamos com preocupações levantadas por qualquer um no Twitter

Os pacotes explosivos foram endereçados a personalidades como Hillary e Bill Clinton (ex-secretária de Estado e ex-presidente, respectivamente), Barack Obama (ex-presidente), o ator Robert de Niro, Cory Booker (senador democrata por Nova Jersey) e James Clapper (ex-diretor da Inteligência Nacional).

VEJA TAMBÉM:

Sayoc será processado por pelo menos cinco crimes, incluindo enviar correspondência com explosivos e ameaçar ex-presidentes. Ele possui outros crimes em seu histórico: foi preso em 1999 por dirigir um carro roubado; em 2002, ameaçou explodir uma empresa de serviços públicos da Flórida e disse que seria "pior do que o 11 de setembro".

Segundo a CNN, o homem teria sido expulso de sua casa e estava vivendo na van no momento da prisão. O veículo estava repleto de adesivos e colagens com imagens do presidente Donald Trump e de seu vice, Mike Pence, e frases ofensivas à CNN e a críticos de Trump.