Criado por Jack Dorsey em 2006, a rede de microblog só estourou no Brasil este ano. Mesmo com a limitação de 140 caracteres, em 2009, segundo levantamento do Instituto IBOPE/Nielsen, no mês de junho, 15% dos usuários da rede de microblog eram brasileiros. O Ibope estima que cerca de 8,7 milhões de internautas brasileiros acessaram o Twitter em outubro.
A rede, além de receber postagens de cunho pessoal, também serve de termômetro para saber quais os assuntos estão sendo mais discutidos pelos membros da rede social. Nestes dias, inclusive, o Twitter divulgou os assuntos mais abordados do ano.
O principal foi o polêmico processo eleitoral das eleições iranianas, identificadas pela hashtag #iranelection. Em segundo ficou o termo #musicmonday, onde os usuários fazem indicações de músicas. Michael Jackson, Tiger Woods, Susan Boyle e Harry Potter também figuraram entre os termos mais procurados.
No Brasil, o Twitter começou a ganhar popularidade através da divulgação de contratações do futebol (como a do técnico Muricy Ramalho), brigas de celebridades e frases polêmicas (como a do humorista Danilo Gentili que insinuou que há semelhanças entre o King Kong e um jogador de futebol). Sem contar as constantes gafes de celebridades, quanto a erros de português, por exemplo.