UOL Notícias Tecnologia

10/01/2008 - 08h00

Quer imprimir uma foto? Encoste o celular na impressora

FRANCISCO MADUREIRA

Editor do UOL Tecnologia, em Las Vegas (CES)
Imagine simplesmente encostar o celular na impressora e clicar em OK para imprimir uma foto. Ou aproximar o aparelho de um cartão de visita e automaticamente fazer uma ligação. Mais —passe o celular pelo caixa na saída do restaurante, e a conta está paga.

Estas são algumas das promessas da tecnologia NFC (Near Field Communication), que apareceu ainda discretamente na CES 2008. Damien Balsen, diretor da unidade de negócios emergentes da Nokia, mostrou a tecnologia em funcionamento ao UOL Tecnologia no estande do NFC Forum, entidade que já reúne mais de 135 empresas, entre HP, Microsoft, Nokia, NTT DoCoMo, Panasonic, Sony e Visa.

Segundo ele, a tecnologia facilita a conexão entre aparelhos pelos padrões Bluetooth e Wi-Fi —o NFC dispensa o processo de "descobrir" e "parear" dispositivos Bluetooth, o que simplifica o processo de troca de informações. "É pelo menos um minuto que você ganha", diz Balsen.

Mas não é só isso. Ao aproximar o celular de uma etiqueta RFID (identificação por rádio-frequência, saiba mais), é possível acessar um endereço na Internet, baixar toques ou imagens e até fazer ligações. Algo que tende a trazer os cartões de visita para o mundo digital.

Demonstração

Balsen explica que a cerca de 3 centímetros, a conexão já acontece —mas em todas as demonstrações, mas foi preciso realmente encostar o aparelho nas etiquetas para obter informações.

A primeira aplicação em demonstração na CES era impressão de fotos digitais. Basta tirar uma foto com um celular com NFC e aproximá-lo de um quiosque de impressão, como estes de fotos digitais que já existem no Brasil, só que também com a tecnologia sem fio.

O celular automaticamente exibe uma mensagem perguntando se você quer imprimir —todas as operações passam sempre por confirmação, como medida de segurança— e pronto. A foto é transmitida via Bluetooth para a máquina, que solicita a confirmação de pagamento e, em instantes, imprime a foto.

O NFC também funciona com acessórios Bluetooth. Em vez de parear o aparelho para começar a ouvir as músicas em caixas de som, por exemplo, basta aproximá-lo do gadget e apertar OK — o som começa a sair pelas caixinhas.

Segundo Balsen, a tecnologia já possui aplicações na Áustria, Bélgica, França e Reino Unido, e em breve deve chegar aos Estados Unidos. No Brasil, as empresas participantes do NFC Forum já estão em contato com operadoras locais, mas ainda não há previsão de implementação comercial da tecnologia.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host