Informações sobre o álbums
  • editoria:Guia de Produtos
  • galeria: MP3 Player, fotos e TV
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/20101007_guiadeprodutos_gps_album.htm
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Fotos
Com o passar dos anos, os navegadores GPS (Global Positioning System) para automóveis deixaram de ser simplesmente mapas com indicação de voz e tornaram-se MP3 player, alto-falante via Bluetooth para celular, televisão, guia turístico e até indicador de trânsito. São tantas marcas, sistemas operacionais e mapas que o consumidor pode ficar perdido na hora de escolher o aparelho ideal para suas necessidades Flávio Florido/UOL Mais
O <b>UOL Tecnologia</b> testou os aparelhos Motonav TN30, da Motorola, o TS 7100 PND, da Tele System, V505s, da Mio e o Nüvi 1300, da Garmim (que não aparece na foto acima) Flávio Florido/UOL Mais
O Nüvi 1300, da Garmin, chegou ao Brasil no ano passado, mas ainda faz frente ao aparelhos mais recentes de outras marcas. Sonho do usuário iniciantes, a tela inicial faz a pergunta que gostaríamos de ouvir: "para onde?" Divulgação Mais
Simples e eficiente, o Nüvi 1300, da Garmin, tem tela de 4,3 polegadas e localiza a posição do motorista ou pedestre -- sim, tem função para caminhadas -- assim que ligado. O layout em alta resolução mostra com clareza os mapas percorridos. O suporte de vidro o tamanho do GPS facilitam a fixação no vidro do carro. Divulgação Mais
O Nüvi 1300, da Garmin, tem uma opção Eco, criada para ajudar o motorista a economizar combustível. O navegador guarda informações anotadas pelo motorista sobre o tipo de veículo e combustível utilizado. Durante a viagem, marca qual foi o gasto total Divulgação Mais
No GPS da Garmin, o usuário pode escolher entre caminhos mais curtos, econômicos, rápidos e até fora da estrada convencional, no caso de uma viagem. O idioma de voz e escrito vem em 34 línguas, inclusive com diferentes sotaques -- inglês americano, britânico e australiano, em vozes masculina e feminina, por exemplo Divulgação Mais
O Nüvi 1300 ainda não agrega as funções de TV digital, MP3 e indicador de trânsito, sendo que esta última está disponível nos Estados Unidos desde o lançamento do produto. Por lá, o GPS indica até pontos de obras ou acidentes. O preço do GPS varia entre R$ 775,99 a R$ 1.299 Divulgação Mais
Um dos menores modelos testados, com 4,3 polegadas, o Motonav TN30, da Motorola tem apenas as funções básicas de um navegador portátil. Facilita a vida, mas não vai além do trivial. Com a tecnologia do Bluetooth, permite realizar e receber chamadas no modo viva-voz Flávio Florido/UOL Mais
Segundo o fabricante, os usuários do Motonav TN30, da Motorola, têm acesso a mais de 510 mil pontos de interesse somando o conteúdo do Guia Quatro Rodas e do Guia Telelistas, ambos pré-carregados nos aparelhos, mas são apenas indicações que podem ser ou não visualizadas no mapa. Possui 1,3 mil mapas de cidades brasileiras, dos quais mais de 300 com navegação completa Flávio Florido/UOL Mais
Apesar as teclas responderem rápido ao toque, o Motonav TN30 demorou quase dez minutos para localizar a posição do veículo, mesmo parado Flávio Florido/UOL Mais
A função noturna do GPS da Motorola só muda o fundo das ruas para a cor preta e o nome das ruas para azul com sombra, o que dificulta a leitura Flávio Florido/UOL Mais
Para baixar mapas atualizados -- que não têm periodicidade pré-definida --, o dono do Motonav TN30 deve entrar em contato com o SAC da Motorola, perguntar por atualizações e levar o aparelho ao serviço autorizado para que estas sejam efetuadas. Durante o período de garantia do aparelho, o serviço é gratuito. Depois, custa R$ 55 por atualização, sem a possibilidade de adicionar mapas internacionais Flávio Florido/UOL Mais
O Motonav TN 30 é voltado para usuários iniciantes ou pessoas que preferem um modelo de GPS compacto. No site da Motorola, o modelo custa R$ 999 Flávio Florido/UOL Mais
O GPS V505s da Mio traz boas opções de entretenimento, como o vídeo e o tocador MP3, mas seus grandes diferenciais são as informações de trânsito. O aparelho custa R$ 1.299 no site da Mio Flávio Florido/UOL Mais
O navegador da Mio tem uma opção que recalcula a rota para desviar de pontos congestionados. Sem contar que o aparelho conta com pontos de interesse já cadastrados com informações turísticas e opções de restaurantes Flávio Florido/UOL Mais
Apesar de o GPS V505s, da Mio, ter localizado a posição do carro assim que conectado, duas rotas buscadas estavam desatualizadas. Em uma situação, o GPS indicou uma entrada para uma grande avenida que está fechada há anos. Em outra, não encontrou uma rua no bairro da Consolação, em São Paulo. É um defeito estranho para um aparelho que conta com três fontes de informação -- Guia Quatro Rodas, Apontador e Ilocal Flávio Florido/UOL Mais
Segundo o fabricante, o V505s, da Mio, conta com 1518 cidades mapeadas, dentre elas 535 testadas e auditadas. A atualização dos mapas é feita por um software que vem em CD e deve ser instalado no computador do usuário. O serviço é gratuito até dezembro deste ano e pode ou não se estender pelo ano que vem, sem ideia de preço. No site da Mio, o preço estimado do produto é R$ 1.299 Flávio Florido/UOL Mais
O usuário que quiser baixar mapas internacionais no Mio deverá desembolsar cerca de R$ 199 por mapas de toda Europa ou dos Estados Unidos Flávio Florido/UOL Mais
Em suas 4,7 polegadas, a visibilidade do caminho no navegador da Mio é bastante nítida e as teclas respondem rápido ao toque. Mostra radares fixos da via através de imagem e alerta sonoro, mas não avisa a velocidade que o motorista está no momento. O navegador vem com a opção Bluetooth que permite realizar e receber chamadas e usar o sistema de alto-falante Flávio Florido/UOL Mais
O modelo TS7100 PND, da Tele System, satisfaz os motoristas que esperam mais de seu aparelho GPS. A vantagem começa pelo tamanho da tela, ideal para assistir a filmes ou mesmo à TV Digital móvel, que sintoniza de forma bastante nítida todos os canais da rede aberta. É um aparelho que agregou serviços, inclusive como reprodutor de MP3 e visualizador de imagens Flávio Florido/UOL Mais
Para quem nunca usou um GPS, o navegador da Tele System não facilita muito a vida. O menu traz opções com nomes bastante similares, o que confunde o usuário iniciante. São tantas as funções com a palavra "rota" que é necessário fazer testes ainda com o carro parado para entender qual é cada função. Por isso, o uso do manual é indispensável Flávio Florido/UOL Mais
Ainda no inicio do uso, as teclas do TS7100 PND, da Tele System, demoram a responder ao toque, mas depois de um tempo parece que pegam no tranco. Outra dificuldade foi colocar a base no vidro do carro, já que é preciso ajustar os movimentos horizontais e verticais com ferramentas de rosquear -- o detalhe é, que se rosquear demais para fora, a peça solta e desmonta Flávio Florido/UOL Mais
A visibilidade do mapa em 3D é bastante eficiente. Os nomes das ruas saltam na tela à medida que o carro anda, sem atrapalhar o usuário. O sistema e os mapas são da Tele Atlas e incluem informações básicas sobre 900 cidades brasileiras e completas, com comando de voz, em 300. Fora essas, praticamente todas as cidades do país estão indicadas no mapa, mas sem arruamento Flávio Florido/UOL Mais
O navegador da Tele System permite que o usuário baixe mapas de outros países. As atualizações variam de US$ 9,95 a US$ 149,95, dependendo do tempo e região que o usuário precisar. Um ano de mapas dos EUA e Canadá (para um máximo de quatro atualizações trimestrais), por exemplo, sai por US$ 69,95. Flávio Florido/UOL Mais
O navegador TS7100 PND, da Tele System, mostra radares fixos, tem Bluetooth e função de autocompletar o nome da rua. Outra vantagem foi a rápida localização do posicionamento do carro no mapa assim que o aparelho foi ligado. Flávio Florido/UOL Mais

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