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07/10/2010 - 07h00

Antes de comprar um GPS, veja qual o melhor modelo para seu perfil

ANNA CAROLINA MELLO||Para o UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

    No começo apenas 'monotarefa', hoje em dia aparelhos tocam MP3 e até permitem ver TV

 Com o passar dos anos, os navegadores GPS (Global Positioning System) para automóveis deixaram de ser simplesmente mapas com indicação de voz e tornaram-se MP3 player, alto-falante via Bluetooth para celular, televisão, guia turístico e até indicador de trânsito. São tantas marcas, sistemas operacionais e mapas que o consumidor pode ficar perdido na hora de escolher o aparelho ideal para suas necessidades. O UOL Tecnologia testou algumas das principais marcas disponíveis no Brasil para saber qual é a melhor opção, dependendo do tipo de motorista que vai usá-lo.

Os navegadores escolhidos foram o Motonav TN30 da Motorola, o Nüvi 1300 da Garmim, o TS 7100 PND da Tele System e o V505s da Mio. Para os usuários de primeira viagem, o modelo da Garmim é certamente o mais indicado, já que, assim que ligado, traz a pergunta que todos que nunca mexeram em um aparelho do tipo querem ouvir: “para onde?”. Já para o motorista que preza um aparelho com diversas funções e bem servido de tela, o GPS da Tele System fica na frente.

Como as funções básicas de cada aparelho são bastante similares, a diferença na hora da compra vai recair sobre o preço e os extras que agradam a diferentes públicos. Vantagens como visibilidade, rapidez na localização do automóvel e facilidade de compreensão fazem com que um ou outro navegador interesse mais ao consumidor. Por isso, a tela de 7 polegadas da Tele System ou o guia turístico da Mio podem ganhar o cliente, dependendo do perfil do usuário (aquele que viaja com a família ou que está sempre a negócios em diferente cidades, por exemplo).

Com exceção do modelo da Motorola, em todos os casos é possível baixar mapas internacionais – seja da Europa toda ou só de alguns países, por exemplo. O preço desses mapas varia muito de marca para marca. No caso da Tele System, o serviço pode sair por US$ 69,95 (aproximadamente R$ 125) para um ano de mapas dos Estados Unidos e Canadá. Já a Garmin cobra R$ 350 por ano de uso do mapa dos só dos EUA.

Teste final
Nos testes do UOL Tecnologia, o Motonav TN30 da Motorola, com tela de 4,3 polegadas, é o com a resposta mais rápida ao toque. Mesmo com Bluetooth integrado, o aparelho é o que apresenta funções mais simples, sem muitas novidades, e também é o que mais demora para localizar a posição do carro no mapa – foram bons dez minutos. É eficiente nas rotas, com mapas e conteúdo do Guia Quatro Rodas. Possui 1,3 mil mapas de cidades brasileiras, dos quais mais de 300 com navegação completa.

O Nüvi 1300 da Garmim tem layout simples e eficiente em alta resolução. A tela não é das maiores, mas é de longe o mais fácil de usar. O suporte do vidro é fácil de manusear, sem parafusos ou ajustes de rosquear. O idioma de voz e escrito aparece em 34 línguas com diferentes tipos de pronúncia – tem opção de inglês americano, britânico ou australiano, em vozes masculina e feminina.

Com a maior tela do grupo, o TS7100 PND da Tele System tem tantas opções com a palavra rota, que foi difícil saber por onde começar. O manual foi extremamente necessário. O layout é muito bom. As ruas saltam na tela antes que cheguem. o que dá um boa idéia do caminho percorrido sem misturar as informações. A resolução da TV é ótima e o sinal só falha em garagens subterrâneas. Bom para os companheiros de trajeto, que podem usufruir do recurso.

O modelo V505s da Mio tem monitor de 4,7 polegadas, interface fácil de usar e informações de trânsito em tempo real. Para que mora em São Paulo ou Rio e enfrenta congestionamentos diários, o recurso é um grande diferencial. Outra vantagem deste modelo é a seção para turistas. O navegador vem com pontos de compras, estacionamentos, bancos, restaurantes, atrações e até informações de bares e casas de show já cadastradas. A função, porém, só existe para São Paulo e Rio de Janeiro. O ponto negativo é que algumas rotas estavam desatualizadas em relação à mudança na mão de uma rua, em um caso, e de um desvio em outro.

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