O mercado de celulares na América Latina é um dos mais acirrados do mundo, já que oito fabricantes de smartphones possuem fatia considerável nas vendas.
Com o sistema para iPhone, a Apple é a que tem preferência, com 39% do total, seguida pela Nokia (15%) e Sony Ericsson (11%). Fabricantes como a LG, Samsung, HTC e Motorola também possuem parcelas – menores – no mercado do continente.
A pesquisa da AdMob analisou a publicidade vendida para as plataformas móveis no último trimestre de 2009 e ainda mostrou números interessantes.
A Apple e a Nokia dominam o mercado de celulares em todos os continentes. Além da América Latina, a disputa é acirrada apenas no leste europeu, onde a Nokia detém 35% do mercado contra 23% da empresa da maçã. Na África e na Ásia há um predomínio maior da Nokia, enquanto que na Oceania e no oeste da Europa a Apple leva boa vantagem.
Quando analisado o ranking dos aparelhos mais populares, a Apple leva ligeira vantagem. A empresa concorre apenas com o iPhone na categoria, enquanto que a Nokia e a RIM tiveram mais de um modelo analisados na pesquisa.