UOL Notícias Tecnologia

18/02/2010 - 12h42 / Atualizada 28/04/2010 - 10h33

Tecnologia controla celular por gestos e só aciona a bateria quando alguém está perto

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
  • Botões para ligar e desligar o aparelho estão com os dias contados se depender da empresa

Dê adeus aos botões. Essa é a proposta de uma empresa alemã chamada iDent ao mostrar um chip que consegue reconhecer gestos feitos pelo usuário e traduzi-los em ações, como atender uma ligação ou deixar o celular em modo silencioso sem tocar no aparelho.

A tecnologia funciona de maneira simples: um celular equipado com sensores gestuais detecta alterações no campo elétrico ao seu redor e as traduz em comandos. Uma mão mexendo, por exemplo, é detecta por quatro sensores que transmitem as coordenadas para o aparelho.

Se o celular tocar, não é preciso pressionar qualquer botão. Basta segurá-lo na palma da mão para atender a chamada. Também dá para programar o aparelho para que, assim que ele for colocado no bolso, acionar o modo silencioso e direcionar ligações para a caixa postal.

O chip ainda é um protótipo e a expectativa é que até o ano que vem alguns aparelhos já venham equipados com tais funções.

Bateria

  • Bateria é acionada apenas quando o usuário se aproxima do gadget

Além de comandar o celular por gestos, a tecnologia também promete economizar bateria dos eletrônicos em até 50%.

O princípio é simples: o aparelho só é ligado quando alguém estiver por perto. Assim que o chip deixa de detectar um campo magnético, o celular —ou qualquer outro dispositivo— é desligado.

Além de celulares, a tecnologia pode ser aplicada a controles remoto, brinquedos e fones de ouvido, sempre seguindo a mesma lógica. 
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host