UOL Notícias Tecnologia

06/01/2010 - 17h44 / Atualizada 06/01/2010 - 19h01

Portátil menor que netbook, 3D e novos livros eletrônicos são destaque na CES

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Las Vegas (EUA)

CES reúne lançamentos

  • Smartbook Skylight, da Lenovo, tem tela de 10 polegadas

Uma televisão que promete ser a maior do mundo com tecnologia 3D, leitores de livros eletrônicos que permitem anotações e trazem tela colorida e uma enxurrada de dispositivos tudo em um foram alguns dos produtos apresentados à imprensa pelos expositores da CES, maior feira de eletrônicos de consumo do mundo.

Durante os cinco dias de evento (de 07 a 11 de janeiro, em Las Vegas), os visitantes poderão conhecer e até testar cerca de 20 mil novos produtos, entre TVs, som, computadores, gadgets e celulares, apresentados por 2.500 expositores, de acordo com a organização da feira.

Livro eletrônico

Na lista dos destaques deste ano estão os novos leitores de livros eletrônicos, que prometem afrontar o Kindle, dispositivo da Amazon. Segundo uma pesquisa da Forrester, o e-reader da gigante americana possui 55% de participação no mercado.

A aposta dos concorrentes, pelo que se observa na feira, é em dispositivos com telas coloridas ou flexíveis, maiores, com possibilidade de anotações e que acompanham netbooks ou tablets. Assim, eles podem substituir os livros em papel até para aqueles que costumam grifar passagens e destacar partes importantes do texto.

No Brasil, tais dispositivos ainda não se popularizaram, mas aqui nos EUA é muito comum ver pessoas trocando o velho livro por um e-reader em viagens de avião, por exemplo.

3D em todo lugar

E se as TVs 3D parecem ser “figurinhas carimbadas” das feiras de tecnologia, na CES não será diferente. O que os fabricantes alegam, dessa vez, é que os aparelhos devem se popularizar em pouco tempo, inclusive com a venda de Blu-ray players que reproduzem filmes em três dimensões. Até o sistema de som de sua casa deve entrar nessa onda.

Para quem acha que investir em um aparelho com a tecnologia ainda não é bom negócio, já que o número de produções desse tipo ainda é pequeno, vale lembrar que a ESPN, Discovery, Sony e Imax anunciaram que vão lançar canais de televisão 3D nos próximos dois anos. O debute da ESPN já está marcado para este ano, durante a Copa do Mundo de futebol.

Smartbooks?

divulgação

Já sabe diferenciar notebooks de netbooks? Então é hora de se preparar para mais uma novidade no mundo dos portáteis. A CES mostra que a próxima “moda” serão os smartbooks, computadores menores do que os netbooks, mais barato, com conexão 3G e com funções ainda mais básicas.

A Lenovo já mostrou o Skylight, com tela de 10,1 polegadas e pesando menos de um quilo. Vem com Wi-Fi, 3G e preço sugerido de US$ 499. 

Figurões na CES

Além de novos eletrônicos, a CES é conhecida por trazer grandes nomes da tecnologia para o evento. O mais tradicional é o da Microsoft. No ano passado, Steve Ballmer, CEO da empresa, anunciou o Windows 7. Para este ano, a expectativa é a chegada de um tablet da empresa –em resposta ao possível dispositivo que será lançado pela Apple ainda este ano. Por enquanto, os anúncios não passam de especulações.

O UOL Tecnologia acompanha todas as novidades da CES durante os cinco dias de evento.
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host