UOL Notícias Tecnologia

09/01/2010 - 08h54 / Atualizada 11/01/2010 - 10h03

Feira de tecnologia mostra como será a sua próxima TV

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Las Vegas

Aumente o espaço da sua sala e compre um sofá bem confortável. A sua próxima televisão virá com tantos recursos que dificilmente você vai querer levantar. Ultrafinas, grandes, com imagens melhor do que as de plasma e LCD, acesso à internet e, é claro, com conteúdo em três dimensões que vão muito além das animações que costuma ver no cinema são as principais características desses novos equipamentos.

Nos estandes da CES, maior feira de eletrônicos de consumo do mundo que acontece em Las Vegas (EUA), o que mais se vê são modelos como os descritos acima e visitantes maravilhados com a qualidade das imagens e o tamanho das televisões. “Não quero nem pensar que vou chegar em casa e encontrar a minha velha e pequena TV na sala”, lamenta a americana Donah White, visitante da feira.

Regime na telinha

A LG mostrou que a tendência é enxugar a espessura dos equipamentos ao mostrar a TV de LED mais fina do mundo, com apenas 6,9 milímetros, com nada menos de 55 polegadas. Aparelhos da Sharp, Samsung e Toshiba também seguem o mesmo padrão, com modelos que vão até 84 polegadas. Portanto, tire o quadro da parede e troque pela nova televisão.

Além do plasma e LCD

Pelos corredores da CES, a discussão sobre qualidade de imagem melhor no plasma ou no LCD já é passado. Agora, termos como Ultra High Definition ou Quadpixel é que chamam a atenção. A Sharp introduziu mais uma cor na composição da imagem e criou o conceito de Quadpixel, com o amarelo agora associado ao vermelho, verde e azul (RGB). O resultado são cores mais vivas.
Já a LG apostou no conceito de Ultra High Definition, que aumenta a resolução de 1920x1080 do Full HD para 3840x2160. Na prática significa que não haverá maquiagem que esconda aquela ruguinha no rosto da sua atriz preferida. Você vai ver.

Internet sem fio

Para ver um vídeo bacana da internet, o jeito mais simples é plugar o notebook na TV e usá-la como monitor. Aliás, era o jeito mais simples. A maioria das televisões mostradas na CES traz conexão Wi-Fi e possibilidade de baixar conteúdos de canais específicos, como serviços do Netflix.

Até ligações telefônicas e videoconferência poderão ser feitas na telinha. A Panasonic fechou uma parceria com o Skype que permite conversas pela TV. Aparelhos da LG também contarão com o recurso.

Tudo em três dimensões

Imagens em três dimensões em TVs com todos os tipos de tela — LCD, plasma, Led, Oled, Amoled. A tecnologia tomou conta da feira neste ano. O assunto não é novo. Desde 2008, fabricantes anunciam novos aparelhos durante a feira. Mas novidade é que, em 2010, novas parcerias foram feitas para que o 3D se torne acessível.

O que se viu foram canais de TV (como a ESPN que transmitirá a Copa do Mundo em 3D) anunciando a criação de conteúdo específico para a tecnologia e Blu-ray players compatíveis, como os da Panasonic , Sony e Samsung.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host