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17/08/2009 - 08h00

Saiba quais são as desvantagens da garantia estendida

JOÃO BRUNELLI | Para o UOL Tecnologia
Por mais que pareça vantajoso, é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de fechar o negócio. Renata Reis, do Procon, lembra que diversos consumidores adquirem o serviço de garantia estendida achando que é um serviço do fabricante. "Se o comerciante usar esse argumento, isso pode ser caracterizado como venda enganosa", explica, ressaltando que o consumidor não deve fazer a compra por impulso. "O ideal seria levar uma cópia da apólice para casa, analisá-la com cuidado por uns dias e então tomar sua decisão", explica.

O período em que o consumidor pode adquirir a garantia estendida também varia de loja para loja. No Extra, por exemplo, a atendente Daniele afirmou que o consumidor pode optar por adquirir a proteção extra até 15 dias depois da compra, enquanto nas lojas que trabalham com a Mapfre oferecem essa opção até 10 meses depois da emissão da nota fiscal.

Em grande parte, as reclamações são geradas por conta da demora na realização dos serviços: "neste caso, nós tomamos como referência o que consta no Código de Defesa do Consumidor, que prevê que os serviços em garantia devem ser realizados em até 30 dias. Passado esse prazo, o consumidor pode entrar na Justiça para conseguir seu dinheiro de volta ou um novo produto, com o mesmo valor e recursos que o antigo", diz.

Entre a sorte e o azar, muita gente parece não estar disposta a arriscar. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), desde janeiro de 2008 os brasileiros gastaram quase R$ 2,1 bilhões em planos de garantia estendida, enquanto os sinistros (quebras de aparelhos) no período somaram "apenas" R$ 197 milhões -ou seja, menos de 10% de ocorrências.

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