UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

21/10/2009 - 08h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h23

Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso?

CIBELE GONELLI | Para o UOL Tecnologia

VERDADE


Em alguns casos, as imagens exibidas na tela sofrem contínua modificação (caso de um filme), mas em outros casos, algumas áreas da tela sofrem pouca ou nenhuma alteração em termos da intensidade dos pixels (exemplo é a barra de tarefas).

Em monitores de tubo (CRT) ou de plasma, tal situação faz com que surjam imagens fantasma decorrentes do enfraquecimento progressivo dos componentes de fósforo que emitem luz em cada feixe do tubo.

Discuta os mitos e verdades da tecnologia

A longo prazo, o efeito é irreversível, e surgem sombras (os ditos fantasmas) na tela. O professor da Faap, Sérgio Penedo, explica que os monitores de LCD não são afetados pelo problema das imagens fantasma, mas sofrem do problema de persistência de luz: cristais líquidos possuem um estado de relaxação natural, de modo que quando se aplica a eles uma tensão, se rearranjam para bloquear certos padrões de feixes luminosos.

Se sujeitos sempre à mesma tensão (ou seja, no caso de imagens estáticas) por um longo período de tempo, os cristais líquidos podem desenvolver uma tendência a ficar na mesma posição. Tal efeito também ocorrente em telas de plasma, é usualmente temporário (podendo recorrentemente se tornar irreversível).

Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host