UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Navegadores

05/10/2009 - 07h00

Conheça as falhas mais comuns do IE 8 e aprenda a solucioná-las

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Em um cenário de guerra acirrada no mercado de navegadores e usuários cada vez mais exigentes, o desempenho de um browser é um fator fundamental. O Internet Explorer, ainda líder do mercado com 65,71% segundo a Net Applications, chegou à versão 8 em português no mês de setembro. Mas, desde lá, alguns usuários que fizeram a atualização automática do navegador têm comentado sobre falhas e a necessidade de realizar o downgrade para o IE 7 como única solução viável.

Os principais problemas estão ocorrendo com usuários que tentam utilizar o IE 8 em computadores com Windows XP ou o Windows 7 (Beta e RC). Ao mesmo tempo, uma parte delas não tem causa direta no browser, mas sim nos websites acessados (que ainda não são compatíveis) ou na falta de experiência do próprio usuário.

O UOL Tecnologia fez um levantamento pelo fórum sobre os bugs no IE 8. Acompanhe os principais erros relatados por usuários do navegador e as dicas que podem ajudá-lo.

O Menu Principal sumiu
Com o intuito de "melhorar" a visualização dos sites, o menu de Arquivos foi escondido e isso virou padrão no browser. Se você quer visualizar o menu novamente, clique no menu Ferramentas, localizado perto do canto superior direito da tela e depois em Barra de Ferramentas e então em Barra de Menu.

O browser não é tão rápido assim
Add-ons e barras de ferramentas antigas podem diminuir o desempenho do IE 8. Se não existem ainda versões mais novas para essas aplicações, você pode desabilitá-las. Acesse Ferramentas > Gerenciador de Complementos. Na nova janela, selecione Tipos de Complemento. No campo Tempo de Carregamento você consegue verificar quais add-ons estão mais pesados, quanto maior o número que aparece ao lado dele, pior o desempenho.

Numa primeira tentativa, você pode desabilitar todos os plug-ins e verificar se o IE 8 terá um desempenho melhor. Depois, habilite apenas add-ons dos quais realmente necessita. Na liderança da lista dos mais pesados, estão os plug-ins do Windows Live Messenger e Bing.

Para desabilitar barras de ferramentas antigas, clique com o botão direito na barra de comando para ver a lista de opções. A partir desse menu, você pode ativar e desativar as barras que desejar.

Não consigo instalar o browser no Windows 7 Beta
O Windows 7 Beta já inclui uma versão prévia do IE 8 aperfeiçoada para esse sistema operacional e que ainda está sendo testada. A versão final do IE 8 para o Windows 7 será lançada mundialmente apenas em outubro em conjunto com o sistema operacional.

Não consigo utilizar o novo sistema de busca do browser
Esse problema atinge principalmente usuários do Windows XP que instalaram no IE 8. Para usar todas as funcionalidades do novo sistema de busca, é necessário que o usuário do Windows XP instale o Windows Search 4. Após a instalação, reinicie o computador para que as mudanças tenham efeito.

Ao digitar, teclado fica lento e texto não corresponde ao que é digitado
Aparentemente esse é mais um problema causado pelos add-ons. Ao desabilitar os plug-ins pesados, a digitação é normalizada. Siga os passos indicados em "O browser não é tão rápido assim".

Se os problemas persistirem, outra alternativa é retornar às configurações padrão. Feche todas as janelas do IE. Abra uma nova janela e vá em Ferramentas>Opções de Internet. Clique em Avançado e depois em Restaurar padrões. Clique em ok, feche e reabra a janela para as mudanças terem efeito.

Lista de sites não aparece na barra de endereços
Se você acabou de instalar o IE 8 e tentar clicar na flecha da barra de endereços para acessar algum site, ela estará vazia. Conforme você acessar os sites, seja digitando o endereço na barra ou através do seu Favoritos, os endereços passarão a ser armazenados na barra e serão sugeridos quando você iniciar a digitação.

Meu Internet Banking não funciona no browser
Infelizmente, nem todos os sites estão adaptados ao IE 8. Você pode tentar utilizar o botão de Compatibilidade, que simula a visualização como se estivesse no IE7, mas essa opção nem sempre tem funcionado. Se o problema persistir, tente outro browser e envie uma reclamação ao banco para que o seu serviço de Internet Banking seja adaptado.

Java e Flash Player não funcionam
O problema geralmente atinge usuários do Windows XP. Você pode tentar solucionar a falha com a instalação das últimas versões, tanto da ferramenta Java 6 como Flash Player 10 .

Se mesmo assim os problemas persistirem e você ainda quiser utilizar o Internet Explorer, você pode voltar à versão 7 do browser. Para realizar o downgrade, acompanhe este passo-a-passo.

Outras opções para navegar na Internet:
Mozilla Firefox
Chrome
Safari

Leia mais
Como desinstalar o Internet Explorer 8

Novos recursos apresentados pelo IE 8 valem um teste

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host