UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Navegadores

05/10/2009 - 07h00

Internet Explorer 8 facilita navegação com botões Acelerador e Web Slices

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Lançado mundialmente em março, o IE 8 trouxe algumas novidades interessantes. Entre elas, está o recurso Grupo de Abas, que agrupa automaticamente as abas abertas a partir de um mesmo site. Sempre que o usuário abre uma aba a partir de outra, ela é posiciona próxima à original e sinalizada com uma cor própria.

Conheça as falhas mais comuns do IE 8 e aprenda a solucioná-las
Faça o download do IE 8

Novidades para você testar

  • Reprodução

    Com o botão Acelerador, usuário pode fazer pesquisas dinâmicas

Como no Chrome, agora é possível também fazer uma busca na própria barra de endereços ao digitar uma palavra. A mesma barra fará sugestões de endereços a partir de sites recentemente visitados.

Outro recurso adicionado ao IE 8 foi o de Navegação Privativa. Quando ativado, todas as atividades de navegação, histórico e cookies não são gravados, o que impossibilita que terceiros monitorem o que você faz na web.

Para problemas na visualização de sites que ainda não se adaptam ao IE 8, a Microsoft criou o botão Modo de Exibição Compatível, na barra de ferramentas. Ao clicar nele, o site passa a ser exibido como se fosse no IE7. O botão funciona site a site, portanto as outras abas abertas continuam com a visualização do IE 8. Mas, vale lembrar, a ferramenta não tem sucesso em 100% dos casos, nem todos os sites incompatíveis são convertidos.

Mais rápido e fácil de acessar informações

Cansado de copiar e colar dados de um site para outro? Por exemplo, você está no site de um restaurante e precisa pesquisar o endereço num site de mapas para obter uma rota. Você seleciona o texto da página e clica no botão Acelerador, que sugere opções para traçar rotas, traduzir textos, enviar conteúdo por email e fazer pesquisas.

O IE 8 apresentou ainda o Web Slices, você adiciona "fatias" de sites ao seu menu Favoritos. Você pode selecionar apenas a parte do site que apresenta, por exemplo, a previsão do tempo. Quando esse pedaço do site for atualizado, você é notificado por um ícone verde.

Mesmo com as novidades, do mês do lançamento oficial até aqui, o navegador da Microsoft perdeu 2,75% do mercado mundial, segundo dados da Net Applications. O segundo principal concorrente é o Mozilla Firefox, que detém 23,75% dos usuários, seguido do Safari, com 4,24%.

Leia mais
Internet Explorer roda 10 vezes mais rápido com complemento do Google

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host