UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

12/08/2009 - 08h01

Softwares trazem mais funções na organização de favoritos

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Dois dos gerenciadores de favoritos mais populares da internet são BookMark Manager e BookMark Buddy. Robustos, ambos tem interface e recursos semelhantes —permitem edição de marcadores, importam e exportam endereços por lotes e são compatíveis com os mais populares navegadores de internet.

As diferenças são realçadas, somente, sob o ponto de vista operacional. Enquanto o BookMark Manager tem uma interface quadrada, baseada no sistema "arrastar e soltar" (no inglês, drag and drop), o BookMark Buddy se baseia em atalhos do teclado para facilitar a vida do usuários.

O que mais agrada no BookMark Manager é seu assistente de verificação de links mortos. O BookMark Buddy também conta com serviço semelhante, mas mais difícil de usar. Ao clicar no botão "Dead Link", o software varre o arquivo de favoritos, checando se as URLs estão em funcionamento. Se não estiverem, elas informam ao usuário, que pode deletá-las. No BookMark Buddy, para realizar essa tarefa é necessário clicar em Edit > Check Status of.

O BookMark Manager também tem como diferencial um básico, mas competente, browser integrado. Trata-se de um visualizador que garante ao usuário observar a página que favoritou. A edição do títulos, URLs e comentários sobre os favoritos também são funções facilitadas no BookMark Manager.

Um dos trunfos do BookMark Buddy é a alta possibilidade de personalização. Além de permitir a configuração da exibição de favoritos, buscas pelas URLs e disposição de elementos, o programa oferece diferentes formas de interface. Há o modo compacto e o modo completo, que podem ser formatados de acordo as necessidades do usuário.

O BookMark Buddy também se integra melhor a browser do que o BookMark Manager. O soft, já em sua instalação, detecta os navegadores instalados no computador e entra em contato com os bookmarks automaticamente, lidando bem com Internet Explorer e Opera.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host