UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

09/02/2011 - 07h00

Selecionamos dez programas que prometem deixar seu computador mais rápido

SÉRGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia
  • Getty Images

    Apague vestígios de programas desinstalados e até resolva problemas de registro

Com o tempo de uso, os computadores vão se tornando mais lentos e menos “espertos”. Motivos para isso não faltam: você acaba instalando centenas de programas e arquivos ao longo de anos de uso. Muitos deles nem mesmo são utilizados, só ocupam espaço no disco rígido e o tornam altamente fragmentado. Resultado: a máquina precisa de mais tempo para encontrar informações e diversos softwares são inicializados junto com o Windows – o que faz o sistema demorar ainda mais para carregar.

Para resolver esses problemas, há softwares que ajudam na manutenção no PC. Claro que eles não deixam a máquina como nova, mas geralmente conseguem dar um “gás” no computador, tornando-o mais rápido ao inicializar ou quando responde a comandos e tarefas diárias. Embora o Windows tenha assistentes nativos para realizar a maior parte dessa “faxina”, os principais programas da web são gratuitos, têm interface simples de usar e, melhor, costumam ser mais eficazes do que as ferramentas do sistema da Microsoft.

O UOL Tecnologia selecionou 10 programas que garantem a manutenção no PC, que prometem desde apagar vestígios de programas desinstalados até resolver problemas de registro, passando por desfragmentação de disco, melhor uso de memória e análise do HD, atrás de possíveis erros. Antes de iniciar o processo de limpeza, crie um ponto de restauração; assim, você pode retornar às configurações do computador caso algum erro ocorra após apagar os arquivos.

Glary Utilities

Um dos mais completos programas de limpeza no HD – apaga arquivos não usados, conserta falhas no registro, acaba com documentos duplicados – que agrada a diferentes níveis de usuário. Tem recursos avançados, como melhora do uso da memória e sistema que desabilita ou desinstala programas. A interface é simples: um sistema de “manutenção em um click” que realiza a “faxina completa” com um comando.

CCleaner

Famoso e muito utilizado, o programa tem como foco apagar arquivos e dados desnecessários ao sistema, tornando-o mais ágil. Com poucos comandos, e interface em português, o CCleaner acaba com “porcarias” armazenadas no registro do Windows, cookies do navegador, dados de backup, históricos de programas de bate-papo e de documentos recentes.

Regseeker

Com foco no registro do sistema, o programa limpa essa área de funcionamento do Windows. Além disso, exibe informações de entradas de inicialização e relata os aplicativos instalados. É um excelente caçador de arquivos duplicados. Um dos trunfos do Regseeker é seu painel, que permite a usuários avançados realizar ajustes no sistema operacional.

OneClick Cleaner

Simples demais, o OneClick Cleaner poderia ter um “easy” ou “fácil” no nome. Trata-se de um pequeno executável que praticamente descarta instalação. Basta baixar, clicar sobre ele duas vezes e pronto, ele está pronto para limpar o disco do computador. Tem interface simples e fácil de usar e pesa somente 500 kB. Além de não ter muitas funções, seu outro ponto negativo é que somente tem versões 100% funcionais em Windows XP, 2000 e Vista.

BeClean

Fácil de usar e eficiente, o BeClean é um pacote que conta com diversas ferramentas para realizar a faxina no computador. Ao clicar no botão “Start Cleaning”, o software consegue – de acordo com o pedido do usuário – limpar registros, vestígios de navegação, históricos de internet, área de trabalho e menu Iniciar do Windows.

Clean N' Optimize

Ao contrário do BeClean, o Clean N' Optimize é completo e, de tão poderoso, pode até causar certa confusão em usuários iniciantes. O programa limpa o sistema, permite personalizar as opções de faxina, tem suporte a navegadores e a programas de mensagens instantâneas e tem um eliminador de arquivos embutido que os apaga de uma vez por todas.

Extreme Cleaner

Programa simples de usar, que possui funções como limpeza e otimização de registro. Um de seus diferenciais perante os concorrentes é o excelente assistente de criação de ponto de restauração do sistema - caso algo dê errado em alguma operação, ele permite que o usuário “volte no tempo”, tornando a máquina o que era antes do processo desastroso.

Portinho

Brasileiro e muito simpático, o Portinho é um software que, embora não seja revolucionário, é bastante cumpridor. Sua tela inicial leva ao usuário a três opções que resumem suas características: liberar espaço em disco, aumentar a privacidade e aumentar o desempenho do PC. O botão “Analisar” é o ponto de partida para qualquer uma dessas três opções.

MV RegClean

Outro programa desenvolvido por um brasileiro e que tem bastante aceitação por parte dos usuários. O MVRegClean limpa o registro do Windows, o que torna a inicialização do sistema mais rápida. Se o computador estiver travando por problemas nessa área do OS, o software também costuma ajudar. Permite criar ponto de restauração.

Mr. RegClean

Um dos programas mais seguros – porque atuar no registro do sistema não é tarefa fácil e pode danificar o Windows seriamente – quando o assunto é limpeza da máquina. Isso porque ele procura apagar somente arquivos inválidos, que estariam ligados a certos programas, caso estes ainda estivessem no computador. Garante execução rápida de alguns programas e acesso facilitado do sistema a softwares e tarefas.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host