UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Segurança

05/01/2009 - 11h20

Proteja o PC das pragas virtuais com softwares gratuitos

SILVANA SALLES | Para o UOL Tecnologia
Com o aumento das pragas virtuais e o maior uso do computador para transações comerciais e financeiras, é indispensável ter um bom antivírus sempre atualizado no computador.

As opções pagas podem se encontrada por valores entre R$ 40 e R$ 80, aproximadamente, e marcas como Norton, McAfee e Trend Micro continuam líderes de mercado. Mas, em paralelo, as alternativas gratuitas ficam cada vez mais numerosas.

O UOL Tecnologia selecionou dez antivírus que podem ser baixados de graça e que irão ajudá-lo a manter o PC livre das pragas virtuais.

AVG Antivírus 8.0.197
A versão grátis do AVG vem com antivírus e antispyware em um único núcleo. Tem filtro de links de navegação, verificação de rootkit e ferramentas integradas ao sistema, como verificação de processos e conexões de rede. Roda em Windows 2000, XP e Vista.

Avira AntiVir Personal 8.2.0.334
O antivírus alemão detecta e elimina pelo menos 50 mil vírus catalogados. Trojans, backdoors, hoaxes, worms e dialers também estão na mira do programa, que ainda é capaz de monitorar todas as ações do usuário. Roda em Windows 2000, XP e Vista.

Comodo Antivirus 2.0.17.58 Beta
Tem proteção em tempo real e atualizações diárias. Escaneia dispositivos removíveis (CDs, DVDs, drives externos, câmeras digitais e aplicativos USB) e arquivos comprimidos. Funciona em Windows 2000 e XP.

Avast Home Edition 4.8.1229.80923
Pacote da Avast vem com antispyware e antirrookit. Tem proteção a clientes de e-mail, detecção de invasão, proteção a programas P2P como Kazaa e BitTorrent, filtro e monitoramento de trânsito na Web, firewall embutido, filtro de grupos Usenet e boot time scanner. Para continuar funcionando depois dos 60 dias da instalação, é necessário registrar o produto. No entanto, o registro é gratuito. Possui atualização automática do banco de dados. Para Windows 95, 98, Millenium, NT, 2000, XP e Vista.

PC Tools Antivirus Free Edition 5
O programa traz proteção em tempo real e filtro de e-mail. Busca e elimina worms, spam e vírus difundidos pela Internet.

ThreatFire AntiVirus Free Edition 4.0
Do mesmo fabricante do PC Tools Antivirus, a ferramenta remove vírus, worms, trojans, spyware, keyloffers e erros de programação que possam prejudicar a segurança do sistema. Segundo a PC Tools, o programa funciona por análise de comportamento, em vez de depender de um banco de dados com malwares previamente conhecidos e listados. Isso, em tese, permite ao ThreatFire identificar ameaças desconhecidas que passariam batidas por outros antivírus. Roda em Windows 2000, XP, 2003 e Vista.

BitDefender Free Edition 10
A versão grátis do BitDefender Antivirus Plus tem atualização automática e quarentena para arquivos suspeitos. Protege e-mails, downloads e discos de armazenamento. Compatível com Windows 98, NT, 2000, Millenium e XP.

A-Squared Free
O programa funciona como um antimalware, e não como uma suíte antivírus. Remove trojans, backdoors, keyloggers, rootkits, spywares, adwares, tracking cookies, worms, bots e dialers. O software grátis não tem detecção em tempo real, filtro Web nem atualização automática, ao contrário da versão paga. Compatível com Windows XP, 2003/2008 Server e Vista. Em sistemas operacionais de 64 bits, tem funcionalidades limitadas.

Multi Virus Cleaner 2008
Traz uma lista de 6.000 vírus, worms, trojans e dialers conhecidos. Não dispensa a instalação de um antivírus completo no computador, pois não funciona em tempo real nem cria barreiras contra malwares; só realiza "caças" a softwares maliciosos quando o usuário faz o scan manual. Assim, ele funciona como uma ferramenta extra de detecção e limpeza. Roda em Windows 95, 98, 2000, Millenium, XP, 2003 e Vista.

ClamWin Portable 0.94.1
O antivírus opensource é portátil, ou seja, pode ser carregado em um pendrive. Agenda escaneamentos e tem atualização automática do banco de dados, mas não oferece proteção em tempo real. Não são raras reclamações sobre a lentidão dos scans.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Segurança

    Hospedagem: UOL Host